Fale Conosco

31 de maio de 2013

Juliano Moreira inaugura serviço para evitar internações prolongadas



juliano moreira inaugura mais um serviço mais um serviço para evitar internações prolongadas Foto Ricardo Puppe 6 270x202 - Juliano Moreira inaugura serviço para evitar internações prolongadasO Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, inaugurou na tarde dessa quinta-feira (29) um novo serviço voltado para a ressocialização do usuário. O Espaço de Atenção a Crise, que funcionará 24 horas por dia, foi inaugurado com a presença da direção do Complexo Psiquiátrico e funcionários.

O novo serviço conta com uma enfermaria anexa ao Pronto Atendimento em Saúde Mental do Juliano Moreira. O espaço tem 18 leitos (nove masculinos e nove femininos) e conta com uma equipe multiprofissional, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, de forma a acolher a demandas de usuários psicóticos e neuróticos graves.

juliano moreira inaugura mais um serviço mais um serviço para evitar internações prolongadas Foto Ricardo Puppe 4 270x202 - Juliano Moreira inaugura serviço para evitar internações prolongadasO chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Medeiros, explicou que o Espaço surge da necessidade de se evitar internações prolongadas e, assim, favorecer o retorno à sociedade. “É importante ressaltar que, ao longo de poucos mais de dois anos de gestão, o Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira vem mudando seu perfil assistencial”, destacou.

Ele disse que o hospital também aumentou a oferta de consultas ambulatoriais, implantou as Práticas Integrativas e Complementares através da Upis (Unidade de Práticas Integrativas), organizou a atenção à dependência química com enfermarias masculinas e femininas, além de ter fortalecido o diálogo com a sociedade civil e instituições de ensino, destacando a participação na Semana Estadual da Luta Antimanicomial e outros eventos.

juliano moreira inaugura mais um serviço mais um serviço para evitar internações prolongadas Foto Ricardo Puppe 1 270x202 - Juliano Moreira inaugura serviço para evitar internações prolongadasSegundo a diretora geral do Juliano Moreira, Ana Tereza Medeiros, o Espaço de Atenção a Crise representa um avanço em relação à reforma psiquiátrica no Estado. “Estamos exatamente transformando leitos de longa duração em leitos de curta duração. Com isso, a gente fortalece a reinserção social, pois o paciente pode não necessariamente ingressar no que é a doença mental. Ele tem a chance de depois de feita uma avaliação, ser encaminhado para um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que é outro serviço substitutivo da rede, ou mesmo voltar pra casa e ser acompanhado por um serviço do PSF. Então estamos buscando uma oportunidade de não internar, que é o que preconiza a reforma psiquiátrica”, explicou.