Fale Conosco

23 de fevereiro de 2015

Juliano Moreira firma parceria com instituições de ensino superior para projetos de saúde mental



ses juliano moreira convoca instituicoes de ensino superior para parceria de saude mental CEFOR 1 270x191 - Juliano Moreira firma parceria com instituições de ensino superior para projetos de saúde mentalA direção do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira reafirmou, nesta segunda-feira (23) pela manhã, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), a pactuação existente entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e instituições de ensino superior, públicas e privadas, para a implantação de projetos de extensão com foco na saúde mental. “A ideia é trazer os estudantes para dentro do Complexo para desenvolver projetos voltados para a saúde mental, buscando acelerar o processo de reforma psiquiátrica”, disse o diretor geral do complexo, Walter Freire Franco.

A assessora de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Bárbara Wanderley, que representou a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, reconheceu a importância de reunir diferentes instituições para a reflexão e discussão, que buscam de forma continuada parcerias institucionais, além da promoção de ações e processos inovadores. “As instituições possuem o desenvolvimento das competências, um papel importante para habilidade do aluno, na perspectiva de avançar na construção e efetivação da política de saúde mental. É extremamente importante que o serviço abra as portas para os estudos, já que a instituição de ensino vem a somar no que se refere à qualificação da assistência. Precisamos potencializar e ampliar os projetos de extensão, para que todos os profissionais vivam a dinâmica do serviço e, com isso, consequentemente, termos um espaço cada vez mais humano e terapêutico”, avaliou.

Compareceram representantes de várias instituições. O médico Aldenildo Costeira é o coordenador do PalhaSus, projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Departamento de Promoção à Saúde, do Centro de Ciências Médicas, do campus de João Pessoa. O projeto, que existe há quatro anos, consiste na visita da equipe de 10 pessoas, todas vestidas de palhaço, às enfermarias do Juliano. A visita dos “palhaços cuidadores” acontece todo sábado, levando instrumentos musicais, alegria e improviso, de acordo com as situações.

ses juliano moreira convoca instituicoes de ensino superior para parceria de saude mental CEFOR 2 270x191 - Juliano Moreira firma parceria com instituições de ensino superior para projetos de saúde mental“A gente vai conversando com os usuários, sem julgamentos. O mais importante é humanizar essas relações de cuidado e tentar contribuir com a diminuição do tempo de internamento e, de forma geral, colaborar com a lógica afirmada da luta antimanicomial”, disse Adenildo Costeira.

A coordenadora do curso de Psicologia do Unipê, Ângela Coelho, se dispôs a analisar uma forma de cooperar com a causa. “Vamos estudar a possibilidade de um trabalho de extensão ou até mesmo de visitas técnicas dos alunos ao Juliano Moreira. Muitas vezes o aluno vê o tema na teoria, mas é muito importante a prática para o conhecimento da realidade”, afirmou.

De acordo com a diretora do Cefor, Candice Chiara, o último momento de assinatura de convênios com as instituições de ensino superior foi em novembro de 2013 e tem validade por cinco anos.

“A instituição que tem interesse procura o Cefor para formalizar convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo é organizar o acesso dos estudantes aos cenários de prática do estado, na perspectiva de organizar os serviços em todas as áreas de saúde, a exemplo da saúde mental”, disse Candice, que ainda enfatizou que, atualmente, 43 instituições têm convênios nos diversos setores da saúde.

Para tirar dúvidas sobre estágios e grupos de extensão e demais parcerias os interessados devem procurar o Núcleo de Ações Estratégicas Especiais, do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, no fone: 3218-7574.