Fale Conosco

9 de outubro de 2011

Juliano Moreira e Caps-Ad 24 horas realizam atividades no Dia Mundial de Saúde Mental



O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira e o Centro de Atenção Psicossocial – álcool e droga – (Caps-Ad) Jovem Cidadão, que integram a rede hospitalar do Estado, elaboraram uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental, que será lembrado nesta segunda-feira (10). As atividades do Juliano Moreira, que vão se estender até a sexta-feira (14), serão abertas às 9h desta segunda com um café da manhã.  Logo sem seguida começa a feira de artesanato no pátio externo da unidade de saúde com a mostra de produtos confeccionados pelos usuários durante as oficinas terapêuticas. São bonecas, tapetes, vasos de flores, jarros, almofadas e vários outros produtos.

De acordo com chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Souza, a tarde acontecerá uma ação de saúde entre o Juliano Moreira e várias instituições de ensino. Profissionais de saúde irão ampliar a oferta de cuidados aos usuários internos do Juliano Moreira com a verificação de pressão arterial, cuidados gerais de higiene, momentos de relaxamento, dentre outros.

Na terça-feira (11) a programação consta de um passeio com os usuários à Estação Cabo Branco marcado para as 15h. Enquanto isso, a Feira de Artesanato continua aberta ao público no pátio externo do complexo. Na quarta (12), em virtude do feriado alusivo a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, não haverá programação.

Na quinta-feira (13), em alusão ao Dia da Criança, acontecerá o I Fórum sobre a Infância e Juventude onde será discutido desde a formulação de políticas públicas até o cuidado de crianças e adolescentes em especial os que vivem em vulnerabilidade social e por ventura façam uso de substâncias psicoativas.

Encerrando as atividades, na sexta (14), acontecerá um passeio com os usuários ao Forte de Cabedelo.  A programação alusiva ao Dia Mundial de Saúde Mental tem a parceria da casa de recepções Sonho Doce e das faculdades Santa Emília de Rodat, Ciências Médicas, São Vicente de Paula e Medicina Nova Esperança. “O Dia Mundial de Saúde Mental tradicionalmente é uma data onde a gente aproveita para debater sobre a experiência que é viver e cuidar de pessoas em sofrimento metal e ao mesmo tempo proporcionar momentos de lazer a essas pessoas”, finalizou Madson Souza.

CAPS-Ad 24 horas – No Centro de Atenção Psicossocial – álcool e droga – (Caps-Ad) Jovem Cidadão a programação acontecerá apenas nesta segunda-feira (10). De acordo com a diretora da unidade, Marileide Martins, numa parceria com Sesc/Senac os usuários terão um dia de beleza com corte de cabelos, maquiagem, limpeza das unhas, dicas de higiene pessoal e várias outras ações.