Fale Conosco

11 de junho de 2013

Juliano Moreira comemora Dia dos Namorados e São João com os internos



O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, elaborou uma programação especial para lembrar o Dia dos Namorados e o São João com os internos. De acordo com a programação, nesta quarta-feira (12), a partir das 14h, o grupo da Empresa Embelleze irá trabalhar a autoestima dos usuários e familiares.

O Gerente de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Souza, explicou que essa atividade também tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares, melhorando a relação interno/família. “Ainda lembrando que na rotina de uma pessoa que não está em regime de internação, o mês de junho, em especial para nós, nordestinos, é um mês de cuidados de beleza para os festejos juninos”, destacou.

Na quinta-feira (13), também na parte da tarde, haverá uma comemoração alusiva ao Dia dos Namorados, com oficina de cartão e músicas românticas, na Biblioteca do hospital, que atua como um espaço de reinserção, estimulando a leitura e participando do calendário de comemorações do hospital, facilitando a orientação temporal dos usuários internos.

Encerrando a programação, no dia 20, a partir das 15h, haverá a comemoração tradicional do “Arraiá do Juliano Moreira”, um espaço de confraternização entre os familiares e usuários, como também uma ação aberta à sociedade voltada para a diminuição dos estigmas e preconceitos. O São João terá a participação de um grupo de forró pé de serra, além de comidas típicas, incluindo a maçã do amor, que é produzida na cozinha experimental do hospital. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado.

Ressocialização – Madson Souza explicou que essas atividades são uma ação de ressocialização e lazer para os usuários e a dança serve para potencializar o corpo como também resgatar a cultura. “A partir dessa e de outras ações culturais que são desenvolvidas pelo Juliano Moreira, se busca uma saída para enfrentar as diferenças existentes sem torná-las desigualdades, aprendendo a conviver com a diversidade. Além do mais, a cultura agrega e desperta sensações que ultrapassam o tempo”.

De acordo com ele, o portador de distúrbios mentais passa uma vida dentro de uma unidade de saúde e esquece até do tempo, ficando alheio ao que está acontecendo lá fora. “Dentro na nova política de saúde mental, o paciente está tendo uma atenção e um tratamento especial que transcende o uso de medicamentos. Ele tem carinho e respeito e, acima de tudo, é tratado com dignidade. Tem uma nova convivência com a loucura” disse Madson Sousa.

O complexo Juliano Moreira desenvolve outras atividades que são realizadas em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, São João, 7 de Setembro e Natal. “Queremos, com esses eventos, promover a reinserção social desses pacientes e mostrar que o tratamento não se restringe apenas ao uso de medicamentos, mas com a promoção de ações psicossociais e terapêuticas. O portador de distúrbio mental merece atenção, respeito e ser tratado com dignidade”, observou.

A diretora geral do Juliano Moreira, Ana Tereza Medeiros, destacou que as ações de saúde mental que vêm sendo implantadas na unidade de saúde estão dentro da Política Nacional do Governo Federal e da Reforma Psiquiátrica que quer acabar com as internações. “Temos trabalhado para que o usuário passe o menor tempo possível dentro do hospital, como também na conscientização dos familiares, como forma de promover a reinserção dessas pessoas na sociedade e a inclusão no mercado de trabalho”, explicou.