João Pessoa
Feed de Notícias

Jovens rurais participam de eventos sobre políticas públicas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014 - 17:04 - Fotos: 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado da Paraíba (Emater-Paraíba) promoveu de 27 a 29/10/14, a Oficina Para Agricultores (as) Familiares e Jovens Rurais, na Pousada Aruanã, no município do Conde-PB. O evento faz parte da programação do convênio MDA/SAF/Dater (Pronater) e contou com 34 participantes das regiões de Patos, João Pessoa, Itabaiana, Sousa e Campina Grande.

O objetivo da oficina foi divulgar as políticas públicas direcionadas à juventude rural e socializar experiências exitosas com ações agropecuárias dos participantes. De acordo com a assessora social do Nueso, Zilda Figueiredo Lima Abrantes, o ponto alto do evento, além de proporcionar conhecimentos das políticas públicas para os jovens, destacando-se também as discussões sobre Agroecologia e Meio Ambiente, Pronaf Jovem, Pronatec. Esse conjunto de programas facilita o acesso a essas políticas e a socialização das experiências das ações realizadas, além da integração entre os participantes.

A Oficina para Agricultores Familiares e Jovens Rurais teve ações embasadas nas diretrizes do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), ao promover a formação da juventude rural como forma de estimular a sua permanência no campo, melhorar a qualidade de vida e incentivar o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

Segundo o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros, a meta é formar jovens capacitados a gerenciar e conduzir atividades produtivas no campo, inserindo-os de forma sustentável na sociedade. “Estamos preparando essas pessoas para atuarem nas atividades agropecuárias de forma empreendedora, com lucratividade, sim, mas sem deixar de lado a responsabilidade social e ambiental”, afirmou.