Fale Conosco

14 de maio de 2013

Jovens que cumprem medidas socioeducativas participam de provas



cea cej prova do enceeja supletivo foto jose lins 5 270x202 - Jovens que cumprem medidas socioeducativas participam de provasMais de 250 jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas sete unidades de ressocialização da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) participam, nesta terça-feira (15) das provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encejja PPL).

O Encejja é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada, para aferir competência, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto extra-escolar.

Através do exame, os jovens que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade apropriada vão poder obter o diploma mesmo privados da liberdade. Este ano, as avaliações acontecem nas unidades prisionais e socioeducativas, indicadas pelos órgãos estaduais e municipais responsáveis pelo setor.

As inscrições para o Encejja 2013, dos jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Estado da Paraíba, foram de responsabilidade da coordenadora pedagógica, Luciman Lima e pelo responsável pedagógico estadual do Encejja – PPL, professor Osman Matos, ambos, funcionários da Fundação.

Os jovens e adolescentes em medidas socioeducativas que participam do Encejja tem, no mínimo, 15 anos completos e realizam avaliações nas áreas do conhecimento do ensino fundamental: Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística; Matemática; História e Geografia; e Ciências Naturais.