Fale Conosco

29 de abril de 2009

Jovens Embaixadores 2010 é lançado em São Paulo



O Programa Jovens Embaixadores 2010 foi lançado na segunda-feira (27) em São Paulo. A sexta versão do programas traz algumas novidades: é que a partir deste ano, o Departamento de Estado transformou-o em uma iniciativa do governo dos Estados Unidos.  Com isso, eles assumirão a coordenação e parte do financiamento do programa.  Além disso, o programa passará a ser de três, e não mais duas semanas de permanência nos Estados Unidos.

Esta será a sexta versão do programa. A Paraíba concorreu nos anos de 2007 e 2008 quando foi representada pelos alunos Patieene Alves Passone (ex aluna do Liceu Paraibano) e Samuel Barbosa Oliveira (ex aluno da Escola Estadual Severino Cabral de Campina Grande), respectivamente. A escolha prévia ocorre nos Estados, de julho a setembro, período em que os estudantes passaram por várias etapas de avaliação oral e escrita. Dentre os critérios de escolha são considerados o domínio do Inglês, a convivência com adversidades e a prestação de serviço voluntário.

O Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e, em 2006, começou a ser reproduzido em alguns países da América Latina. Maiores informações através do site: www.jovensembaixadores.org e www.embaixada-americana.org.br. E nas 12 Gerências Regionais de Educação e Cultura do Estado.

O programa é destinado a alunos do Ensino Médio de escolas públicas, entre 15 e 18 anos. Os selecionados participam de intercâmbio de três semanas, nos Estados Unidos. A seleção final dos candidatos ocorrerá no período de 28 de setembro a 9 de outubro/2009.

O objetivo do programa é transformar jovens da escola pública em embaixadores, visando fortalecer os vínculos de amizade, respeito e colaboração entre Estados Unidos e Brasil, além de estimulá-los a continuar fazendo a diferença em suas comunidades, através de projetos sociais, ampliação dos conhecimentos e a promoção da auto-estima.