Fale Conosco

5 de dezembro de 2012

Jovens em medida socioeducativa fazem provas do Enem na Paraíba



Adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac-PB) estão participando do Enem. Na Paraíba são 46 adolescentes e jovens das unidades de João Pessoa (CEA, CEJ E Casa Educativa), Campina Grande  e Lagoa Seca (Lar do Garoto) e Sousa (CEA).

A Fundac-PB  representa a região Nordeste no Comitê de Assessoramento da Aplicação dos Instrumentos de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) nas unidades prisionais e socioeducativas de todo país.  Segundo o gerente de Educação Profissional da Fundac-PB e representante da Região Nordeste no Comitê Assessor, Osman Matos, diz que o INEP avançou qualitativamente ao criar o Comitê, que teve fundamental importância para a ampliação do número de inscritos para o Enem deste ano.

“O Comitê tem o objetivo de ampliar, sistematizar e uniformizar os procedimentos relativos às aplicações dos Exames e Avaliações do INEP nas Unidades Prisionais e Socioeducativas de todo o Brasil. E auxilia o INEP no planejamento, acompanhamento e atuação nas ações necessárias e contribui para isonomia dos participantes na aplicação dos instrumentos de avaliação do Instituto”, explicou Osman.

O Comitê  foi instituído  no dia 14 de agosto de 2012, através da Portaria nº 289 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os exames do INEP que têm o assessoramento do Comitê são o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja ) nas unidades prisionais e socioeducativas em todos os estados brasileiros.