João Pessoa
Feed de Notícias

Jovens do Lar do Garoto concluem curso profissionalizante

quinta-feira, 31 de agosto de 2017 - 10:43 - Fotos:  Secom-PB

A última aula do curso profissionalizante de instalador hidrossanitário, destinado a socioeducandos internos no Lar do Garoto, em Lagoa Seca, aconteceu na terça-feira (29). O curso, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), é fruto da parceria entre a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) e o Ministério Público do Trabalho, em Campina Grande, que destinou R$ 50 mil arrecadadas com multas trabalhistas para o financiamento de cursos profissionalizantes, através do projeto ‘Aprendizagem no Sistema Socioeducativo’.

Segundo Luzivone Lopes, coordenadora pedagógica do Lar do Garoto, o curso de instalador hidrossanitário teve carga horária 100 horas, contou com a participação de 30 socioeducandos e a conclusão de 25, porque cinco deles foram desinternados. “Durante a aula de encerramento foi exibido um vídeo rememorando as etapas do curso que fez marejar os olhos dos que ali estavam presentes. Porque todos sabiam que marcas de novos caminhos começaram a ser trilhadas”, relatou a pedagoga.

“Eu sei que nem todos terão a oportunidade de exercer a profissão, mas, de uma coisa eu tenho certeza, é que todos aprenderam. Em relação à conduta moral, eu dei o melhor de mim, e pus em prática minha experiência como homem, pai e cidadão. Dessa turma eu posso tirar uma porcentagem de 80% da mudança legítima de caráter pessoal”, disse o professor Paulo André, tendo a certeza que deste curso, saíram bons frutos.

O encerramento do curso contou com muitas falas de agradecimento ao professor do SENAI, Paulo André, aos diretores Lúcio Ávila e Luiz Souza, ao agente Sr. Murilo e a coordenadora pedagógica, Luzivone Lopes Gomes.  Também estiveram presentes na Aula da Saudade, os técnicos do Lar do Garoto e os professores da Escola Integral Cidadã.

Emocionando e muito grato ao professor Paulo, em sua fala, o adolescente F.J disse: “Professor Paulo, muito obrigado, quando eu sair daqui, serei igual ao senhor, um trabalhador, com dignidade”. Já o adolescente E. J falou da importância desse curso para a sua vida futura “Meu tio trabalha com construção e eu irei trabalhar com ele…”.

Parceria – Através do projeto ‘Aprendizagem do Sistema Socioeducativo’, o Ministério Público do Trabalho, em Campina Grande, financiou cinco tipos de curso profissionalizantes para 164 socioeducandos do Lar do Garoto.

Entre os cursos já concluídos, estão: Confeiteiro, Montador de Calçados e Instalador Hidrossanitário. O próximo curso, de Operador de Informática, terá início dia 11 de setembro e posteriormente, acontecerá o de Serigrafia, encerrando assim esta parceria.