João Pessoa
Feed de Notícias

Jovens do campo participam de intercâmbio na Bahia

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015 - 12:45 - Fotos: 

Três jovens paraibanos do meio rural viajaram nesse domingo (1º) para um Estágio dos Jovens Talentos Inovadores, na Escola Rede Gavião, na cidade de Vitória da Conquista, no Estado da Bahia, até o próximo dia 10. A atividade, que também conta com jovens dos estados do Rio Grande Norte e da Bahia, é realizada pela corporação Procasur, no âmbito do Programa Semear, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase).

O estágio é uma oportunidade dos participantes trocarem experiências, conhecerem outras realidades e novas práticas, no intuito de estimular o crescimento profissional e o fortalecimento comunitário. “É a primeira vez que viajo para fora do estado, e a  partir do contato com outras experiências que deram certo em outros lugares, acredito que voltarei desse estágio com mais preparo para contribuir com o desenvolvimento da minha comunidade”, diz Maria Edilene Alves, jovem representante da Associação dos Pequenos Produtores de Alvorada, no assentamento mandacaru em Sumé.

Os jovens paraibanos selecionados são integrantes de comunidades beneficiárias do Procase, e já receberam formações no âmbito de identidade juvenil, e acesso a políticas públicas para o campo. “A parceria com a Procasur, seja na realização de intercâmbios, nas feiras de conhecimento, ou em rotas de aprendizagem, contribuem para o fortalecimento do nosso planejamento no âmbito do desenvolvimento social e humano das comunidades participantes do Procase”, comenta Hélio Barbosa, coordenador do Procase.

A iniciativa pretende estimular a reflexão dos jovens em torno da viabilidade de ações inovadoras que fortaleçam aspectos específicos de suas respectivas organizações de origem e, que tenham sido inspiradas pelas estratégias bem sucedidas e pelas boas práticas vivenciadas durante o estágio. “O Procase possibilitou que jovens como eu tivessem a chance de conhecer experiências que deram certo em outras regiões, e que podem ser replicadas nas nossas comunidades aqui na Paraíba”, comenta José Mario da Silva, jovem representante do Assentamento Novo Campo, no município de Barra de São Miguel.

A Rede Gavião – Organização Escola – O estágio dos jovens será na Rede Gavião, uma plataforma organizacional que articula cinco cooperativas da agricultura familiar criadas no âmbito do Programa Pró-Gavião no Vale do Rio Gavião (Coodeleite, Coodecana, Coopmel, Cooperman e Cooperbac), no sul do Estado da Bahia.

Sua proposta inicial foi criar uma central de negócios nos Territórios de Identidade de Vitória da Conquista e Sertão Produtivo, que funcionasse como um comitê gestor garantindo a integração das cadeias produtivas do leite, da cana, do mel, da mandioca e do café.

Hoje, a Rede Gavião tem atuado junto às associações e cooperativas familiares e tem demonstrado a capacidade de resolver os gargalos existentes na comercialização da produção das cooperativas, como por exemplo, a articulação com o mercado institucional (PAA e PNAE) e não institucional, o acesso ao crédito e ao capital de giro. Em decorrência da necessidade de manutenção de sua estrutura organizacional, a rede vem se consolidando como uma ONG especializada na captação de recursos e execução de projetos de âmbito territorial e municipal, voltados, sobretudo, à agricultura familiar.