Fale Conosco

26 de setembro de 2012

Jovens da Fundac trabalham com carteira assinada



Os jovens e adolescentes do Projeto Sinalizando Vidas começam a trabalhar com carteira profissional assinada. As vagas iniciais foram preenchidas pelos jovens aptos e em liberdade, sendo que dois estão na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), em Mangabeira; outro no Posto de Trânsito do Detran-PB que fica no Shopping do Automóvel, em Cabedelo; e outro na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Guarabira.

Contratado desde o último dia 17 para trabalhar na sede do Detran-PB, José Ademar da Silva Júnior, de 19 anos, disse que esse emprego foi uma das melhores coisas que aconteceu na sua vida. “Dei a volta por cima, estou trabalhando e agora todas as pessoas acreditam que eu mudei. Esse emprego me trouxe uma nova vida, agora posso cuidar da minha família e ser feliz”, relatou.

Certificação – Mais 17 internos do Centro Educacional do Jovem (CEJ), na faixa etária de 18 a 21 anos, vão receber, nesta quinta-feira (27), às 14h, certificados do curso técnico profissionalizante em lacração de placas e tarjetas veiculares refletivas. A entrega será feita pela equipe técnica da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Paraíba (Fundac) e pelo Sindicato Estadual dos Fabricantes de Placas de Veículos Automotores da Paraíba (Sindiplave-PB).

Para o presidente do Sindiplave-PB, Valdemi Júnior, esse é um momento importante para cada empresário fabricante de placas refletivas veiculares. “Esses jovens são encaminhados aos postos de trabalho, pois confiamos que eles possam começar uma nova etapa na vida”, comentou.

No mês de outubro, mais jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundac em João Pessoa, Sousa e Campina Grande receberão seus certificados e, posteriormente, serão encaminhados ao mercado de trabalho no setor de placas veiculares, quando forem liberados das medidas socioeducativas.

Para a presidente da Fundac, Cassandra Figueiredo, o projeto Sinalizando Vidas representa uma oportunidade real de mudança de vida. “Esses jovens têm a certeza de que a oportunidade dada a eles é o meio para alcançar os objetivos, que no caso da fundação é a ressocialização”, enfatizou.

De acordo com o superintendente do Detran-PB, Rodrigo Carvalho, é importante destacar que o órgão é o primeiro do Brasil a implementar um projeto social no aspecto do Sinalizando Vidas. “Isso mostra que esse projeto garante a ressocialização desses jovens, pois agora eles passam a ter uma perspectiva de futuro”, comentou.

Sinalizando Vidas – O projeto Sinalizando Vidas vem sendo executado por meio de convênio firmado entre o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), o Sindicato Estadual dos Fabricantes de Placas de Veículos Automotores da Paraíba (Sindiplave-PB) e a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Paraíba (Fundac-PB) e já qualificou 17 jovens e adolescentes que cumpriram medidas socioedu