Fale Conosco

12 de julho de 2011

José Américo receberá homenagens da Câmara Municipal de Caicó



O ex-ministro e ex-governador paraibano José Américo de Almeida receberá homenagens póstumas no município de Caicó (RN) nos dias 22 e 23 deste mês. Por iniciativa do presidente da Câmara de Vereadores, Dílson Freitas Fontes (Leleu Fontes), será concedido o título de Cidadão Honorário de Caicó in memorian e a denominação do Açude Público Itans para o ex-ministro José Américo de Almeida. A obra foi inaugurada durante sua gestão.

A solenidade de entrega do título está agendada para às 20h do dia 22 de julho, no Ginásio de Esportes Monsenhor Antenor Salvino de Araújo (Nonozão), na Ilha de Sant’ana, no município de Caicó. No dia seguinte, às 08h30, no escritório regional do Dnocs, será instalada a placa de bronze homenageando o ex-ministro com a denominação do açude.

Durante visita ao presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Filho, o vereador caicoense Dílson Freitas Fontes apresentou o projeto de lei que outorga as honrarias. Justificou que o açude foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1936, pelo então ministro de Aviação e Obras Públicas, José Américo de Almeida.

Dílson destacou que José Américo viajava por todo Nordeste, a fim de conferir in loco a situação do povo que vinha sofrendo com as secas de 1931 e 1932. Com capacidade de 81.750.000 m3, com obra iniciada em 1932 e concluída em 1935, o açude foi construído no leito do rio Barra Nova.

“Esta obra libertou o povo caicoense do flagelo da escassez d’água e consideramos justo conceder esta honraria a José Américo de Almeida, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à nossa população”, enfatizou o vereador.