Fale Conosco

26 de julho de 2011

José Américo de Almeida recebe homenagens póstumas na cidade de Caicó



O ex-ministro e ex-governador paraibano José Américo de Almeida  recebeu duas homenagens póstumas da Câmara Municipal de Caicó (RN). Foi concedido ao escritor o título de Cidadão Honorário in memorian e o Açude Itans passou a se chamar “José Américo de Almeida”, em cerimônia na sede regional do Dnocs de Caicó, onde foi afixada a placa e uma foto do homenageado.

A iniciativa das homenagens foi do presidente da Câmara de Vereadores, Leleu Fontes, que apresentou o Projeto de Lei outorgando as honrarias. Justificou que o açude foi inaugurado em fevereiro de 1936 pelo então ministro de Aviação e Obras Públicas, José Américo de Almeida, que autorizou a sua construção. O diploma foi recebido pelo presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Filho, que participou das homenagens junto com o secretário estadual da Infraestrutura, Efraim Morais, representando o governador Ricardo Coutinho.

Com capacidade de 81.750.000 m3, a obra foi iniciada em 1932 e concluída em 1935, construída no leito do rio Barra Nova. “Esta obra libertou o povo caicoense do flagelo da escassez d’água e consideramos justo conceder esta honraria a José Américo de  Almeida, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a nossa população”, enfatizou o vereador Leleu Fontes.