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6 de maio de 2015

Jornalistas especializados em Gastronomia conhecem Mercado Central e Centro Histórico de João Pessoa



Jornalistas e críticos em gastronomia da Folha de São Paulo, das revistas 29 horas, Casa&Comida, Top Destino e TAM Viagens visitaram, na tarde dessa terça-feira (5), o Mercado Central e o Centro Histórico de João Pessoa. Os profissionais estão na capital paraibana participando da 3ª Edição do Projeto “Na Bagagem – Rotas da Paraíba”, que tem como foco principal divulgar a diversidade cultural e gastronômica paraibana. O idealizador do projeto é o chef paraibano Onildo Rocha, em parceria com Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e o Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares de João Pessoa (SBRHS).

Os participantes do projeto, além de estarem conhecendo os produtos e os principais restaurantes locais, têm a oportunidade de degustar comidas com receitas produzidas com ingredientes regionais e produtos orgânicos. Depois de passarem pelo Mercado Central, os jornalistas foram ver o trabalho do artista plástico Chico Ferreira, conhecido nacionalmente pela originalidade de suas peças artesanais.

A PBTur indicou o coordenador de Eventos da autarquia, o jornalista e guia de Turismo João Wharles, para acompanhar os profissionais de imprensa. O grupo conheceu os casarios do Varadouro, a Igreja São Frei Pedro Gonçalves, Casa da Pólvora, Igreja do Carmo e o Centro Cultural São Francisco, Parque Sólon de Lucena (Lagoa) entre outros. Os visitantes elogiaram as belezas e riqueza histórica de João Pessoa.

Pela primeira vez em João Pessoa, o jornaslista Kike Costa, da revista 29 horas e Top Destino, comentou que os atrativos históricos estão preservados e organizados, com destaque para o Centro Cultural São Francisco e a Casa da Pólvora.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que o Governo do Estado vem incentivando a vinda de jornalistas ao Destino Paraíba. Segundo ela, é através de ações de divulgação como esta que leitores de revistas, jornais, portais e sites especializados ficam conhecendo detalhes da Paraíba.  “ Nós incentivamos este tipo de visita especializada, pois é uma oportunidade de reunir jornalistas de São Paulo para mostrar-lhes os aromas e sabores da nossa gastronomia regional’, afirmou.

Ruth Avelino diz que  a iniciativa do “Na Bagagem” integra ação de divulgação do “Destino Paraíba” no mercado, em especial por promover e agregar a gastronômia regional, a diversidade e riqueza dos detalhes do artesanato e as comidas típicas e contemporâneas dos principais restaurantes de João Pessoa.

Desde a primeira edição do projeto, o chef Onildo Rocha vem destacando a importância do ‘Na Bagagem’ como uma ferramenta importante para a visibilidade da culinária paraibana. Segundo ele, o público do ‘Na bagagem’ é feito, antes de tudo, de grandes entusiastas da culinária brasileira. “Pessoas que incentivam o que conhecem de bom e compartilham pela cena gastronômica”, disse.