Fale Conosco

9 de novembro de 2012

Jornalistas de São Paulo, Brasília e Argentina vêm à Paraíba para conhecer atrativos turísticos



Os principais atrativos turísticos do litoral paraibano serão pautas de reportagens especiais em diversos veículos do país e da Argentina. Por meio de uma ação da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com apoio das Associações dos Hotéis (ABIH-PB) e dos Bares e Restaurantes (Abrasel), jornalistas especializados em turismo estão visitando os atrativos turísticos de João Pessoa, Cabedelo e Costa do Conde.

Na quarta-feira (7) um grupo de oito jornalistas argentinos das revistas Lonely Planet e Weekend e do Jornal El Clarín desembarcou em João Pessoa para uma estadia de seis dias. Na quinta-feira (8) repórteres dos jornais Diário do Grande ABC, São Paulo, o do Correio Braziliense, Brasília, vieram ao Estado à convite do Mussulo by Resort, do Conde. Os dois retornam no domingo (11). Nesta sexta-feira (9) chega uma equipe de produção do Programa Por Aí, de emissora afiliada da TV Record de Campinas (SP). A equipe permanece no estado até a próxima terça-feira (12).

O programa ‘Por Aí’ apresentado por Helen Guimarães e Edu Silvério, é voltado ao entretenimento, com muita informação por meio de reportagens e atrações exclusivas, com dicas de roteiros, curiosidades e entrevistas com personalidades. O ‘Por Aí’ é dirigido para um público de 18 a 60 anos, das classes A, B e C de 60 cidades da região Metropolitana de Campinas totalizando mais de 5 milhões de telespectadores. O programa vai ao ar todos os domingos às 11h30 (horário de Brasília).

Nos roteiros preparados para os jornalistas estão visitas às principais praias urbanas e naturais do litoral sul paraibano, incluindo passeio de catamarã por Picãozinho e Areia Vermelha; ida ao Centro Histórico pessoense, passando pela área onde estão as principais igrejas, além de visita à Casa do Artista Popular e aos Mercados de Artesanato e de Tambaú, para conferir a beleza e o talento dos artesãos paraibanos. O roteiro inclui também degustação da gastronomia de pratos regionais e à base de frutos do mar.

 

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, comemora a presença de tantos jornalistas na Paraíba em um curto período de tempo. Na avaliação dela, isso demonstra que o Estado tem despertado a atenção da mídia nacional e que o trabalho que vem sendo realizado nos principais mercados emissores de turistas tem dado resultado positivo. “Estamos batendo recorde de presença e produção de reportagens sobre a Paraíba”, enfatiza a executiva, lembrando que essa divulgação faz parte do projeto da PBTur de incentivar a mídia espontânea, praticamente sem custo para o Governo.

TAM Nas Nuvens – A revista TAM Nas Nuvens de dezembro terá como uma das reportagens especiais a Paraíba, com texto produzido pela atriz Bruna Thedy, que esteve no estado conhecendo diversos atrativos. A ação é fruto da empresa ‘Mais Brasil Receptivo’, de João Pessoa, que negociou a vinda da atriz com a TAM. A reportagem publicada na revista tem cinco páginas com o título “Paraíba Desvendada”.

Na narrativa da atriz, ela conta histórias sobre João Pessoa, com imagens do Centro Histórico; passando pela Praia do Jacaré, com direito a uma imagem do músico Jurandy do Sax, durante o por do sol, quando executa o Bolero de Ravel. Bruna Thedy também cruza a Costa do Conde, na praia do Amor e depois apresenta Campina Grande – com foto do busto em homenagem a Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, sem esquecer-se da Casa do Cumpade e da gastronomia paraibana.

Já o Mussulo Resort by Mantra, instalado na Costa do Conde, está recebendo dois jornalistas, da Grande São Paulo e Brasília, numa ação que amplia a divulgação do Destino Paraíba, mas, acima de tudo, segundo Ruth Avelino, demonstra que os empresários na Paraíba estão tendo uma nova visão de investimento. Tanto o Mussulo como a Mais Brasil têm procurado investir nesse tipo de mídia tornando a Paraíba com maior visibilidade.