João Pessoa
Feed de Notícias

Jornal A União retorna com novo projeto gráfico

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 - 13:56 - Fotos: 
Um café da manhã oferecido nesta quarta (2) para autoridades e profissionais de imprensa do Estado, nas dependências do jornal A União, marcou o retorno do periódico, que completa hoje 118 anos de história. O jornal volta a circular com um novo projeto gráfico e editorial, além de contar com novidades que valorizam a interatividade com o leitor. Entre elas, a presença de um ombudsman, do artigo dominical do governador Ricardo Coutinho e da criação do blog da redação e dos perfis nas redes sociais.

Segundo o superintendente da União Companhia e Editora, o jornalista Ramalho Leite, a União começa uma nova fase, plural e diversificada, onde todas as correntes têm espaço, até mesmo a oposição. “Nesta nova roupagem, contamos com cinco cadernos, com notícias especiais, com destaque para os cadernos de política, cultura e esportes. Fizemos um jornal ágil e feito por uma equipe jovem unida a uma equipe de jornalistas experientes”, frisou.

A diretora técnica e editora geral de A União, jornalista Beth Torres, informou que o foco do jornal será a prestação de serviço para a população, trazendo informações que interessem à sociedade.

“Retornamos com um novo projeto gráfico que tornará a leitura mais atrativa. A novidade ficará por conta da nossa página na internet, que em breve será disponibilizada, além de uma grande participação nas redes sociais, que abre mais um canal de comunicação com o público. Por isso teremos uma coluna dedicada ao leitor da União que queira publicar artigos, resenhas, colaborando com o jornal”, declarou.  

Ela lembrou ainda que o cotidiano da produção jornalística e os bastidores das notícias que são veiculadas no jornal estarão disponíveis no blog da redação (www.jornal-a-uniao.blogspot.com) e também no twitter (@uniaogovpb). Os espaços também serão usados para o diálogo com os leitores, que poderão enviar sugestões de pautas e até artigos e crônicas, que serão publicados no blog.

 
Novo tempo – O secretário de Estado da Comunicação Institucional, o jornalista Nonato Bandeira, declarou que este é o início de uma nova realidade para o jornal A União, que fez história e é patrimônio cultural e jornalístico do Estado. De acordo com Bandeira, a recomendação do governador, que vem sendo pontuada ao longo deste primeiro mês de gestão, é de que este seja um veículo que represente o Estado e não um Governo. “A sociedade deve estar refletida neste espaço. O jornal deve ser feito para o povo da Paraíba”, ressaltou.

O secretário revelou ainda que Ricardo Coutinho vai ter artigo semanal, que será publicado aos domingos. A proposta é manter mais um espaço de comunicação com o povo paraibano. “O governador pediu uma coluna semanal aqui na União, onde deve tratar de temas variados”, declarou.

Nonato Bandeira também anunciou a presença de um ombudsman, que também vai assinar uma coluna aos domingos. O ombudsman é tem a função de fazer avaliações sobre o conteúdo do jornal, trabalhando a partir do diálogo com a sociedade. Esse profissional vai receber críticas, sugestões, reclamações e vai agir na defesa imparcial dos interesses da comunidade.

A edição de aniversário do jornal desta quarta-feira (2) presenteou os leitores com uma publicação comemorativa. Um caderno especial com o resgate de fatos marcantes que o jornal cobriu e com depoimentos de alguns jornalistas e cronistas os que fizeram parte da história do veículo.

História – Fundado em 2 de fevereiro de 1893, no Governo de Álvaro Lopes Machado, A União é o terceiro jornal mais antigo em circulação no Brasil. A União é um referencial histórico e ao longo desses anos se tornou conhecido como escola do jornalismo paraibano. No passado, escreveram em suas páginas nomes como Augusto dos Anjos, Orris Soares, Gama e Melo, José Lins do Rego e José Américo. Inúmeros jornalistas que passaram por sua redação ocuparam ou ocupam redações de outros jornais da Paraíba e do Brasil.