Fale Conosco

18 de junho de 2012

Jornadas de Inclusão Produtiva atendem mais de 6 mil famílias da PB



jornadas de inclusão produtiva (1)Mais de seis mil famílias agricultoras de 133 municípios paraibanos foram beneficiadas com ações das Jornadas de Inclusão Produtiva ocorridas entre os meses de abril e maio. A iniciativa, uma parceria dos governos Federal, Estadual e dos municípios, atendeu às demandas dos agricultores familiares orientando-os, principalmente, sobre o acesso a políticas públicas e serviços oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) e suas vinculadas – Emater Paraíba, Emepa, Interpa, Empasa e outros órgãos parceiros.

As jornadas, que começaram por Casserengue, no Brejo, e se encerraram em Santa Luzia, no Sertão, dinamizaram o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. Um dos destaques dos eventos foi o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem por objetivo o fortalecimento das atividades de inclusão produtivas geradoras de renda, com linhas de crédito adequadas a cada necessidade.

Ao final das jornadas, entre crédito rural orientado, financiamento e fomento, e de comercialização institucional foram contratados 1.800 projetos, beneficiando 2.198 famílias agricultoras com recursos da ordem de R$ 11.636.826,90.

Benefícios como crédito fundiário, financiamentos de atividades produtivas, comercialização, crédito rural orientado, Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Plano Brasil Sem Miséria e crédito estiagem integraram as Jornadas de Inclusão Produtiva.

Em todas as realizações, também foram oferecidos serviços à população como feiras agropecuárias, distribuição de alevinos, cursos, palestras, serviços básicos de saúde, emissão de documentos, orientações jurídicas e de previdência, exposições, apresentações culturais e entretenimentos variados.

Participaram como parceiros das Jornadas de Inclusão Produtiva o Ministério do Desenvolvimento Agrário, prefeituras municipais, Sebrae, Empreender -PB, Territórios Rurais, UFPB, sindicatos e associações rurais, Fetag, Asa, Conab, Aesa, Projeto Cooperar, Sudema, Secom, BNB, BB, Caixa Econômica, Embrapa, Funasa, Incra, INSS, Senar e Orçamento Democrático.