João Pessoa
Feed de Notícias

Jornadas de Inclusão Produtiva atendem mais de 6 mil famílias da PB

segunda-feira, 18 de junho de 2012 - 11:12 - Fotos:  Secom-PB

Mais de seis mil famílias agricultoras de 133 municípios paraibanos foram beneficiadas com ações das Jornadas de Inclusão Produtiva ocorridas entre os meses de abril e maio. A iniciativa, uma parceria dos governos Federal, Estadual e dos municípios, atendeu às demandas dos agricultores familiares orientando-os, principalmente, sobre o acesso a políticas públicas e serviços oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) e suas vinculadas – Emater Paraíba, Emepa, Interpa, Empasa e outros órgãos parceiros.

As jornadas, que começaram por Casserengue, no Brejo, e se encerraram em Santa Luzia, no Sertão, dinamizaram o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. Um dos destaques dos eventos foi o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem por objetivo o fortalecimento das atividades de inclusão produtivas geradoras de renda, com linhas de crédito adequadas a cada necessidade.

Ao final das jornadas, entre crédito rural orientado, financiamento e fomento, e de comercialização institucional foram contratados 1.800 projetos, beneficiando 2.198 famílias agricultoras com recursos da ordem de R$ 11.636.826,90.

Benefícios como crédito fundiário, financiamentos de atividades produtivas, comercialização, crédito rural orientado, Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Plano Brasil Sem Miséria e crédito estiagem integraram as Jornadas de Inclusão Produtiva.

Em todas as realizações, também foram oferecidos serviços à população como feiras agropecuárias, distribuição de alevinos, cursos, palestras, serviços básicos de saúde, emissão de documentos, orientações jurídicas e de previdência, exposições, apresentações culturais e entretenimentos variados.

Participaram como parceiros das Jornadas de Inclusão Produtiva o Ministério do Desenvolvimento Agrário, prefeituras municipais, Sebrae, Empreender -PB, Territórios Rurais, UFPB, sindicatos e associações rurais, Fetag, Asa, Conab, Aesa, Projeto Cooperar, Sudema, Secom, BNB, BB, Caixa Econômica, Embrapa, Funasa, Incra, INSS, Senar e Orçamento Democrático.