Fale Conosco

28 de maio de 2009

Jornada reúne Núcleos de Dispensação de Medicamentos Excepcionais



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove a I Jornada dos Núcleos de Dispensação de Medicamentos Excepcionais nesta sexta-feira (29), das 9h às 16h, no Hotel Ambassador, no Cabo Branco, em João Pessoa. O evento reunirá representantes das 12 gerências regionais de saúde, que discutirão estratégias para melhorar o atendimento e a distribuição dos medicamentos de uso contínuo e de alto custo no Estado.

A coordenadora do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), Roberlândia Freire, informa que o tema do encontro é ‘Atendimento e Qualidade SUS’. “Estamos humanizando a assistência aos usuários, porque é um dever prestar um serviço público de qualidade. Além disso, vamos fazer ajustes no sistema de descentralização que foi implantado, mas não estava funcionando como devia. Com isso, o usuário não precisará percorrer longas distâncias em busca desse atendimento”, afirmou.

Agilidade – Roberlândia Freire explicou que a descentralização do atendimento para as 12 regionais de saúde consiste na criação, em cada uma delas, de um setor específico para a distribuição de medicamentos, com farmacêutico, médico auditor, assistente social, psicólogo e pessoal de apoio.

“Os pacientes do interior não precisarão mais se deslocar até João Pessoa ou Campina Grande, pois receberão os medicamentos na regional mais perto de onde moram”, relatou.
Os números – O programa estadual de medicamentos de uso contínuo e de alto custo atende a 38,8 mil pacientes cadastrados em todo o Estado. O estoque é composto por 223 medicamentos e chegou a contar apenas com 30% do que deveria no governo anterior.
    
O Cedmex é uma unidade vinculada à SES e é a gestora do programa, fruto de parceria com o Ministério da Saúde (MS). Os medicamentos de dispensação excepcional são usados no tratamento de doenças crônicas e raras e de transplantados e são dispensados em farmácias específicas para este fim.

Assessoria de Comunicação da SES-PB