Fale Conosco

17 de setembro de 2013

Jornada de Inclusão Produtiva realiza atividades no Sertão paraibano



Agricultores familiares do município de Aparecida, no Sertão paraibano, serão contemplados com a construção e recuperação de barreiros em suas propriedades. A ação é fruto da Jornada de Inclusão Produtiva realizada pelo Governo do Estado, por meio da Emater, na ação compartilhada com outros parceiros.

O evento contou com a participação de 411 pessoas, além de representantes da prefeitura municipal; Instituto Federal do Estado da Paraíba, por meio do Curso de Medicina Veterinária; BNB; Agroamigo; Emepa; Ação Articuladora do Território Rural Vale do Piranhas; Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e outros.

Foram realizados cadastros de agricultores familiares para receberem infraestrutura em suas propriedades (construção e reforma de barreiros), distribuídas mudas frutíferas, armadilhas destinadas à captura do inseto broca do olho do coqueiro, realizadas pré-inscrições para o programa Garantia Safra, além de apresentação cultural com dupla de violeiros, exposição de ovinos e tecnologia para confecção de feno.

Eventos – Nesta terça-feira (17), a Emater leva os serviços da Jornada de Inclusão para a cidade de Olho D’água e São José do Bonfim, continuando na quarta-feira (18) em Mogeiro, Mari, Uiraúna e Dona Inês. Na quinta-feira (19), será a vez dos municípios de São Miguel de Taipú, Santa Luzia, Água Branca e Riachão. Na sexta-feira (20), serão contemplados os agricultores de Matinhas, Itatuba, Mogeiro, São Bento, São José de Caiana, Barra de Santa Rosa, Baraúnas e Cajazeirinhas. A semana será encerrada no sábado (21) em Aguiar e Serra Branca.

Segundo o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, a Jornada de Inclusão Produtiva procura levar aos agricultores familiares as linhas de financiamento, dando oportunidade de acesso aos programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH).