João Pessoa
Feed de Notícias

Jornada de Inclusão Produtiva leva orientações sobre convivência com a seca a agricultores de Aguiar

segunda-feira, 12 de maio de 2014 - 16:22 - Fotos: 

Os agricultores familiares que participaram da Jornada de Inclusão Produtiva em Aguiar, no Vale do Piancó, na sexta-feira (9), tiraram suas dúvidas quanto ao acesso às políticas públicas, conheceram tecnologias de convivência com a estiagem e comercializaram produtos agrícolas. O evento, de caráter regional, teve a participação de cerca de 500 pessoas, começou por volta das 8h no centro da cidade e foi concluído ao meio dia. Na ocasião, houve apresentações culturais com a apresentação do artista que trabalha com a cultura regional, Weltenberg Lima (Zé Tubiba).

O recém-empossado secretário executivo da Agricultura Familiar do Governo do Estado, José Gonçalves da Silva, destacou o trabalho em favor dos agricultores familiares e do desenvolvimento rural sustentável e enfatizou as ações da Emater Paraíba e sua presença nos 223 municípios. “Essa presença marca o trabalho da Emater junto à população rural, principalmente às famílias agricultoras, agregando valor à agricultura familiar”, disse.

Ele destacou também a atuação da empresa de extensão rural junto aos assentamentos rurais. “Isso tem contribuído decisivamente para alavancar e melhorar a produção agropecuária, com uma assistência continuada, garantindo com isso a permanência do homem e da mulher no campo, especificamente o jovem rural”.

O presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros Costa, destacou o trabalho dos coordenadores regionais na realização das Jornadas de Inclusão Produtiva e, no caso do evento em Aguiar, ressaltou o empenho da coordenadora regional Roméria Pereira e de todos os técnicos que compõem os 20 municípios integrantes da região administrativa da Emater em Itaporanga, no Vale do Piancó.

Segundo ele, durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa que está se iniciando, a exemplo dos anos anteriores, mais de 300 profissionais da Emater estarão atuando junto com o pessoal da Defesa Agropecuária e Sanitária. “A Paraíba está livre da febre aftosa com vacinação. Foi uma conquista do nosso trabalho, a partir do chamamento de todos os agricultores para vacinar seus rebanhos”, afirmou.

Para o prefeito de Aguiar, Manoel Batista Guedes Filho (Timtim), a parceria com a Emater tem sido importante no fortalecimento da agricultura familiar e que sem esse apoio ficaria difícil para a administração municipal conduzir as ações, principalmente as de convivência com a seca. “Estamos desenvolvendo um amplo trabalho de conscientização perante os agricultores sobre a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), tanto para a sua convivência quanto para o desenvolvimento do município”, disse.

Segundo ele, nessa seca que vem castigando a Paraíba nos últimos anos, o trabalho da Emater foi de fundamental importância, principalmente no que diz respeito à orientação e execução de programas para amenizar os efeitos da estiagem prolongada. “A construção de obras hídricas, a distribuição de palma forrageira e o programa do milho foram algumas das ações realizadas pelos extensionistas para ajudar e minimizar o sofrimento dos nossos agricultores”, completou.

O prefeito de Santa Inês, João Nildo Leite, que estava acompanhado do vice-prefeito Francisco Sales Rodrigues, destacou o trabalho da Emater e suas ações desenvolvidas. “As Jornadas de Inclusão Produtiva têm aproximado as famílias agricultoras das políticas e programas públicos dos governos federal, estadual e municipais”.

Sorteio – Durante a Jornada de Inclusão Produtiva de Aguiar, além dos sorteios para homenagear as mães agricultoras presentes, foram sorteados dois animais caprinos, uma matriz e um reprodutor da raça Boer, doados pelos criadores José Loureiro, de Olho D’água, e João Nunes Filho, de Aguiar. Os agricultores contemplados foram Raimundo Batista, do Sítio Tapuio, e José Erivaldo, do Sítio São Bento, ambos do município de Aguiar.