João Pessoa
Feed de Notícias

Jornada de Inclusão Produtiva leva benefícios a agricultores de Alagoa Nova

terça-feira, 27 de agosto de 2013 - 11:44 - Fotos: 

A região do Brejo está sendo contemplada com as ações das Jornadas de Inclusão Produtiva, que consiste em proporcionar aos agricultores familiares oportunidade de acesso às políticas públicas de financiamento de atividades produtivas, de aquisição de imóveis rurais, de comercialização e de crédito rural, numa iniciativa da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e a Pesca. Segundo o chefe do escritório da Emater em Areia, Auto Martins da Costa, outros eventos estão programados para s próximas semanas.

Os agricultores familiares do município de Alaga Nova, onde foi realizada a Jornada de Inclusão Produtiva, puderam tirar dúvidas e encaminhar pedidos de financiamentos agrícolas aos Banco do Brasil e do Nordeste, assinaram contrato de comercialização da produção agrícola ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), obtiveram informações sobre o acesso aos benefícios do Programa Tarifa Verde, que garante a redução na taxa de consumo de energia em projetos de irrigação e receberam mudas de frutíferas e de árvores para o replantio em áreas degradadas.

Durante a Jornada, o extensionista Flávio Jacinto proferiu palestra sobre as políticas públicas que os agricultores poderão se beneficiar, como crédito rural Pronaf, comercialização através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de feiras de produtos e serviços. Afora isso, ainda contaram com o cadastramento para receber o beneficio da redução de taxa de energia pelo Programa Tarifa Verde, a compra de ração subsidiada a Conab e o Garantia Safra, entre outros.

No evento de Alagoa Nova entre os parceiros estavam a prefeitura municipal, associações de produtores, a Secretaria de Agricultura, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e sindicato de trabalhadores rurais.