João Pessoa
Feed de Notícias

Jornada de Inclusão Produtiva destaca potencial da agricultura familiar

sexta-feira, 2 de maio de 2014 - 11:07 - Fotos: 

A realização Jornada de Inclusão Produtiva no município de Monteiro, no Cariri, que o Governo do Estado realizou, por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), na quarta-feira (30), destacou os avanços da agricultura familiar na Paraíba, a partir da união de esforços de todos os órgãos da administração estadual.

Na ocasião, um grupo de pesquisadores da Embrapa Caprinos, com sede em Sobral (CE), conheceu a metodologia de trabalho das Jornadas. Também foi feita uma demonstração de ordenha de cabras seguindo os padrões de higienização para se ter um produto que atenda ao mercado.

Ainda foi realizada a Feira de Produtos Agroecológicos da associação dos produtores de Monteiro, localizada no Sitio Tingui. O grupo produz e comercializa seus produtos na feira da cidade, no trabalho acompanhado pela Emater Paraíba e o Projeto Dom Helder. A presidente da Associação, Maria Verônica de Oliveira (Verinha), disse que chega a obter renda mensal de até três salários-mínimos.

Outros destaques da Jornada foram os produtos hidropônicos à base de pimenta de cheiro desidratada, conserva de pimenta biquinho e pimenta desidratada com sachê, que vão ser comercializadas durante a Copa do Mundo, no mês de junho. A ação é fruto do trabalho de 30 famílias associadas à Cooperativa Agropecuária de Uruçu, de São João do Cariri, Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros destacou a importância das Jornadas de Inclusão Produtivas para a economia do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar. “Com esses eventos, os agricultores têm informações sobre as políticas públicas inerentes a esse segmento da agricultura, de maneira que consigam elaborar da melhor maneira possível seus projetos”, garantiu.

As Jornadas têm a finalidade de esclarecer dúvidas dos agricultores familiares, dando-lhes oportunidade de acesso a programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH).

A cada evento, população conta com parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB, Agroamigo, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associações Comunitárias Rurais e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

ProgramaçãoConforme a programação, vão acontecer Jornadas de Inclusão Produtiva nas quinze regionais da Emater Paraíba. Após a abertura, em Campina Grande, aconteceram em Areial e Monteiro. No dia 08 de maio – Jericó; 09 de maio – Itaporanga; 15 de maio – Desterro; 16 de maio – Guarabira; 22 de maio – Junco do Seridó; 23 de maio – Salgado de São Félix; 29 de maio – Picuí; 30 de maio – São João do Rio do Peixe; 05 de junho – Pombal; 06 de junho – Aparecida; 10 de junho – Bananeira e 11 de junho – João Pessoa, encerrando as Jornadas deste ano.

Em 2013, ocorreram 280 jornadas em todo o Estado, com participação de 53.095 pessoas, com atendimento a 25.352 famílias agricultoras, sendo elaboradas 3.724 propostas de créditos, perfazendo um montante de recursos da ordem de R$ 21,5 milhões.