João Pessoa
Feed de Notícias

Jornada de Inclusão Produtiva atende a mil agricultores familiares em três municípios

quarta-feira, 30 de maio de 2012 - 17:15 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

Mais de mil agricultores familiares dos municípios de Água Branca, Tavares, Desterro e Cacimbas foram contemplados com ações e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do meio rural. Os benefícios foram disponibilizados pelas Jornadas de Inclusão Produtiva. A iniciativa, do Governo do Estado, é promovida pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap).

Entre os benefícios repassados aos agricultores estão o financiamentos de atividades produtivas, comercialização, crédito rural orientado, entrega de documentação rural, outorga de água, emissão de Declaração de Aptidão de Pronaf (DAPs). As atividades têm o apoio das vinculadas – Emater, Empasa, Interpa, Emepa,  além  dos órgãos parceiros como Projeto Cooperar, Aesa, Conab, Bancos do Brasil e do Nordeste e secretarias municipais.

Durante as jornadas, também são oferecidos serviços às famílias agricultoras participantes, como feiras agropecuárias, distribuição de mudas e alevinos, cursos, palestras, serviços básicos de saúde (verificação de pressão arterial), apresentações culturais, exposições e entretenimentos diversos. A Jornada de Inclusão Produtiva realizada na sexta-feira (18), em Água Branca, Região de Princesa Isabel, recebeu 39 propostas  de crédito emergencial, Pronaf Semiárido e Agroamigo. Foram realizados ainda, 39 cadastros para o Programa Venda de Milho da Conab.

Já em Tavares, com a presença de mais de 500 agricultores familiares, foram elaborados 84 projetos. Entrega de 177 títulos de terra pelo Interpa. Outro ponto importante foi a divulgação da campanha da aftosa, com panfletagem e recebimentos das vacinas, anexos e atualização cadastral. Os agricultores familiares dos municípios de Desterro e Cacimbas, também na Região de Princesa Isabel, comemoram os resultados da Jornada de Inclusão Produtiva realizada na terça-feira (29) no Ginásio de Esportes “O Joãozão”, na sede do Município de Desterro. Na ocasião, foram atendidos 338 agricultores, com investimentos que totalizam R$ 330 mil destinados ao crédito rural do Pronaf já encaminhado aos Bancos do Brasil e do Nordeste, beneficiando 76 famílias agricultoras.

Também foram elaboradas propostas no valor de R$ 356 mil para o Projeto Cooperar. A Jornada foi articulada pela Emater Paraíba, empresa vinculada à Sedap, por intermédio dos escritórios de Princesa, Desterro e Cacimbas. A exemplo de outros eventos realizados em diversos municípios, o evento contou com a parceria dos órgãos do Estado, além do apoio da prefeitura municipal de Desterro, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, sindicatos e associações rurais e com participações de bancos oficiais.