João Pessoa
Feed de Notícias

Jornada de inclusão demonstra ações de convivência com estiagem para agricultores

segunda-feira, 31 de agosto de 2015 - 15:41 - Fotos: 

A realização da 4ª Jornada de Inclusão Produtiva na regional de Serra Branca, ocorrida na sexta-feira (28), em Sumé, foi um momento para os agricultores familiares tomarem conhecimento sobre as ações que vêm sendo executadas visando a convivência com a estiagem e o acesso às políticas públicas que ajudarão na melhoria da qualidade de vida.

Na ocasião, o presidente da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Nivaldo Magalhães, lembrou que às vezes os recursos do crédito fundiário estão à disposição, por exemplo, mas os agricultores não sabem como acessar. Segundo ele, todo agricultor que atenda às normas do crédito fundiário, será atendido pelo Interpa. Nivaldo Magalhães destacou a parceria com as prefeituras, que ajudam a levar aos agricultores as políticas públicas executadas pelas empresas integrantes da GU.

O vice-prefeito Éden Duarte, que representou o prefeito Francisco Duarte na solenidade de abertura, assinou termo de cooperação com a diretoria da Emater e informou que a proposta é avançar cada vez mais com o processo de aquisição de produtos agrícolas pelo Programa de Aquisição de Alimentos e que, até agora, já formalizou a compra que corresponde a R$ 106 mil. Em breve, os agricultores ganharão um mercado público  totalmente reformulado para a comercialização da produção na feira agroecológica.

Para o coordenador regional da Emater em Serra Branca, Walmir Azevedo, a jornada foi uma grande oportunidade para o encontro entre produtores e a troca de experiência. Ele agradeceu a participação dos técnicos e destacou que os parceiros estão dispostos a apoiar a agricultura familiar na região. O diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva e o coordenador de operações Alexandre Alfredo também participaram da jornada.

A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional Sustentável, Maria Helena dos Santos, considerou importante a realização da Jornada, porque é um encontro que permitiu aos agricultores a trocar experiência que serão úteis para as atividades no campo. “A Emater na região de Serra Branca, como também em Sumé,  está sempre presente quando solicitamos, oferecendo algo melhor”, disse.

Durante toda a manhã, os agricultores e a população da cidade tiveram acesso a serviços básicos de saúde oferecidos pela prefeitura municipal, além de diversas ações oferecidas pela Gestão Unificada, como oficinas e demonstrações práticas de silagem e fenação, confecção de blocos multinutricionais, palestras sobre produção agroecológica, práticas para a criação caprina conduzidas por técnicos da Emater. Também puderam tirar dúvidas acerca dos programas tarifa verde, política de crédito fundiário e emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf.