Fale Conosco

26 de agosto de 2013

Jornada de Inclusão de São José de Espinharas orienta agricultor para vender ao PNAE



26.08.13 jornada inclusao sao jose espinharas orienta 11 270x202 - Jornada de Inclusão de São José de Espinharas orienta agricultor para vender ao PNAEA realização da Jornada de Inclusão Produtiva no município de São José de Espinharas, na região de Patos, permitiu que agricultores familiares assinassem projetos que garantem a comercialização por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a Prefeitura Municipal e outros também cadastrados para comercializar seus produtos agrícolas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Durante o evento, organizado pelo escritório regional da Emater em Patos e pela Unidade Operadora de São José de Espinharas, agricultores puderam se credenciar junto à Conab para a aquisição de milho destinado à ração animal, foram beneficiados com a tarifa verde de energia elétrica e com pedido de financiamento de produção agrícola.

26.08.13 jornada inclusao sao jose espinharas orienta 2 270x192 - Jornada de Inclusão de São José de Espinharas orienta agricultor para vender ao PNAENeste evento, que contou com a participação de 156 agricultores familiares, a Emater forneceu Declarações de Aptidões do Produtor (DAP) ao Pronaf, também foi assinado um termo de parceria com a Prefeitura Municipal que garante a realização de ações de extensão rural para o fortalecimento da agricultura no município. O agrônomo José Bezerra proferiu palestra sobre convivência com o semiárido, destacando, sobretudo, a produção de ração para Assinatura do Termo de Cooperação entre Emater e Prefeitura.

Ao evento compareceram o prefeito Renê Caroca; o coordenador de Operações da Emater, Jailson Lopes; o coordenador regional Francisco Acácio; gerente geral do BNB, Reginaldo Gonçalves, extensionista social Tatina Ashi , entre outros.

26.08.13 jornada inclusao sao jose espinharas orienta 3 270x192 - Jornada de Inclusão de São José de Espinharas orienta agricultor para vender ao PNAEO Banco do Nordeste tratou de renegociação de dívida rural conforme a nova Lei 12.844, enquanto a Defesa Sanitária orientou os criadores quanto aos cuidados com o rebanho. Os participantes também puderam fazer a atualização do cadastro do Programa Bolsa Família e a Secretaria de Saúde do Município fez atendimentos médicos.

Entre as parcerias que contribuíram para a realização da Jornada no município estão a Defesa Agropecuária, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Agricultura, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), o Sindicato de Trabalhadores Rurais, Agroamigo e BNB. Ao final, aconteceram apresentações culturais dentro do Programa Mais Educação, com o Grupo de Flauta Doce e do Grupo de Dança.