João Pessoa
Feed de Notícias

Jornada Científica apresenta potencial das pesquisas desenvolvidas na PB

segunda-feira, 19 de outubro de 2009 - 08:13 - Fotos: 

A comunidade acadêmica e científica paraibana estará reunida na próxima quarta-feira (21), no auditório do CCS – Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba na Jornada Científica, Mostra e Debates, realizada pela manhã e tarde como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da SEMARH – Secretaria de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia e da FAPESQ – Fundação de Apoio à Pesquisa.

A jornada irá  apresentar o potencial das pesquisas desenvolvidas no Estado voltadas para o desenvolvimento da Paraíba, com a participação direta do público nos debates e questionamentos sobre os resultados alcançados. As atividades serão desenvolvidas das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Estão na programação os painéis “Avaliação do Fluxo de Usuários no Estado da Paraíba: Discutindo a atenção básica na perspectiva da integralidade do cuidado em saúde no SUS”, palestra proferida pela profª Ana Maria Gondim Valença/UFPB; “Identificação e avaliação de microcrustáceos com potencial para controle biológico de larvas de Aedes Aegypti”, pelo prof° Luiz Carlos Serramo Lopes/UFPB.

Bem como, “Manejo ecológico da cochonilla do Carmin ( Dactylopius Opuntiae Cockerell): Nova praga da Palma Forrageira  na Paraíba”, pelo palestrante Carlos Henrique de Brito/UFPB; “Tratamentos biológicos de águas residuárias domésticas no Nordeste do Brasil”, pelo prof° José Tavares de Sousa/UEPB; “Apoio ao desenvolvimento tecnológico dos arranjos produtivos locais da caprinovinocultura paraibana”, por Wandrick Hauss de Sousa; “Diagnóstico, avaliação e prognóstico ambiental do meio sócio-econômico como parte do plano de manejo da unidade de conservação da Área de Proteção Ambiental ( APA) da Barra do Rio Mamanguape”, de Edith Carmen de Azevedo Bacalhao.

Na oportunidade a FAPESQ estará realizando uma mostra de pesquisas através de banners no hall de entrada do auditório do CCS/UFPB.

Helda Suene, da Asscom Fapesq