João Pessoa
Feed de Notícias

Jogos Indígenas são abertos na Baía da Traição

quinta-feira, 24 de maio de 2012 - 18:04 - Fotos: 

Foto: Secom-PB

Os Jogos Indígenas da Paraíba 2012 foram abertos nesta quinta-feira (24) com uma cerimônia realizada na Aldeia Forte, localizada no município de Baía da Traição. O evento constou de desfile dos representantes das 23 tribos participantes e apresentação do toré, dança típica dos povos indígenas, além do juramento do atleta e acendimento da tocha.

O juramento do atleta  chamou a atenção do público presente porque foi feito na língua tupi pelo índio Josafá Padilha, da Aldeia São Francisco, que fica na Baía da Traição. Já o índio Manoel Santos, da Tribo Brejinho, em Marcação, ficou responsável pelo acendimento da tocha e volta olímpica. O cacique Sandro Gomes declarou os jogos abertos oficialmente.

Na solenidade, o governador Ricardo Coutinho foi representado pelo secretário executivo de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Walter Aguiar, que em seu discurso destacou o empenho do Governo em trabalhar em prol da população da Paraíba. “Este evento prova que o Governo vem fazendo pelos diferentes povos de toda a Paraíba e com muito respeito. O esporte tem não só um papel social dentro da sociedade moderna, como também serve de inclusão na sociedade indígena. Por isso, é considerado um elemento fundamental para a união dos povos”, disse Aguiar.

Já o representante da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), professor José Hugo Coelho, que tem mais de 37 anos dedicados ao esporte na Paraíba, ressaltou a alegria e ansiedade dos índios para que chegasse esse dia. “Passei quase uma semana preparando esses Jogos e pude perceber a alegria e, ao mesmo tempo, ansiedade, principalmente dos mais jovens. Todos estão gratos ao Governo do Estado pela organização”, frisou Coelho.

Foto: Secom-PB

O evento também reuniu representantes da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Cultura, Ação e Interiorização, atualmente ocupada por Fábio Maia, autor do projeto indígena voltado para o esporte. Os Jogos Indígenas 2012 contam com a participação de mais de 20 tribos das cidades de Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação. As competições estão sendo nas modalidades de arco e flecha, futsal, futebol de campo, arremesso de lança, corrida da tora, cabo de guerra e corrida.

Os jogos são realizados pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), com apoio das Secretarias de Cultura, da Mulher e Diversidade Humana e do Turismo e Desenvolvimento Econômico.