João Pessoa
Feed de Notícias

Jogos Indígenas começam nesta quarta-feira em Marcação

segunda-feira, 22 de abril de 2013 - 18:02 - Fotos: 

Mais de 300 índios de 32 aldeias potiguaras participarão, a partir desta quarta feira (24), dos Jogos Indígenas da Paraíba 2013. A abertura terá início às 9h na aldeia Três Rios, localizada no município de Marcação, mesmo local das competições. Esta será a segunda vez consecutiva que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com as Prefeituras da Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação, organizará os jogos.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, disse que o trabalho na área voltado para o povo indígena prova que o Governo pretende ampliar e melhorar o esporte em todos os segmentos da sociedade. “Os Jogos Indígenas é uma prova concreta que o Governo do Estado se preocupa com todas as classes e segmentos da sociedade. Agora, em parceria com as prefeituras, esses jogos prometem ser um grande sucesso, já que serão mais diversificados do que em 2012, quando foram realizados pela primeira vez”, disse Tibério.

O cacique Sandro, que faz parte da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, destacou que a empolgação é grande por parte dos índios dias antes de ter início o evento. “A euforia e ansiedade é grande dos participantes. De parabéns mais uma vez o Governo do Estado por ter atenção voltada para o esporte para com os índios potiguaras”, comentou.

Os Jogos Indígenas da Paraíba 2013 terão competições para homens e mulheres nas modalidades de maratona, futebol, arco e flecha, corrida do toro, arremesso de lança e canoagem. O evento será organizado pelo Governo do Estado, por meio da Sejel, em parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio das Prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.

Os Jogos Indígenas serão encerrados no domingo (28).