João Pessoa
Feed de Notícias

Jogos Indígenas 2016 serão abertos nesta sexta-feira em Marcação

quarta-feira, 6 de abril de 2016 - 10:06 - Fotos:  Arquivo

Serão abertos, nesta sexta-feira (8), os Jogos Indígenas da Paraíba 2016. A solenidade acontece na Aldeia Tramataia, no município de Marcação, às 8h30, e vai contar com desfile das 34 aldeias participantes das cidades de Marcação, Baía da Traição e de Rio Tinto, que concentram várias tribos dos potiguaras.

A expectativa, segundo a organização, é de mais de mil competidores nas modalidades cabo de guerra, arco e flecha, arremesso de lança, canoagem, minimaratona, futebol de campo e futsal. “Sempre há a preocupação em manter as modalidades oriundas das aldeias no intuito de preservar a cultura local. Mais uma, vez o Governo do Estado, em pleno mês dedicado ao índio, realiza os jogos”, destacou o coordenador, José Hugo.

De acordo com a programação de abertura, haverá a execução do hino nacional, acendimento da tocha olímpica, juramento do atleta e ainda apresentações culturais de vários grupos do Litoral Norte. “O Governo do Estado, desde 2012, realiza esse evento, que tem como objetivo a integração dos povos potiguaras. A cada ano, ele sempre acontece numa tribo de um município diferente”, frisou José Marco, secretário Executivo da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Os Jogos Indígenas da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado durante quatro dias.