Fale Conosco

22 de abril de 2015

Jogos Indígenas 2015 serão abertos nesta quinta-feira na Baía da Traição



Os Jogos Indígenas 2015 terão início nesta quinta-feira (23) na aldeia São Francisco, no município da Baía da Traição, localizado no Litoral Norte da Paraíba. A solenidade de abertura está marcada para às 9h, com desfile das 30 tribos potiguaras inscritas na competição, além de apresentação de grupos de dança das aldeias localizadas próximas à aldeia anfitriã.

O evento se estenderá até domingo (26) e terá a participarão 300 índios das cidades de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição. A estimativa é que 300 índios das três cidades onde as tribos potiguaras estão enraizadas participarão. Na abertura, ainda terá o juramento do atleta na linguagem tupi guarani, bem como o acendimento da tocha olímpica, que será feito pelo vice-campeão mundial de surf, o índio Elivelton dos Santos.

Esta será a quarta realização dos Jogos e o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Tibério Limeira, ratifica o compromisso do Governo do Estado em expandir o esporte para todos os povos. “O Governo do Estado vai realizar esses Jogos pelo quarto ano consecutivo e mostra o quanto se preocupa em levar o esporte para todos os segmentos da sociedade. Este ano será mais uma grande festa, justamente no mês que é comemorado o Dia do Índio”, disse.

As modalidades oferecidas nos Jogos Indígenas 2015 são: futebol, futsal, cabo de guerra, arco e flecha, corrida do tóro, canoagem e mini maratona. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Sejel, em parceria com as prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.