Fale Conosco

19 de maio de 2012

Jogos Escolares são abertos em Campina Grande com participação de 40 cidades



O ginásio da Escola Estadual Elpídio de Almeida, o “Gigantão”, no bairro da Prata, em Campina Grande, foi palco nessa sexta-feira (18) da abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares 2012 (categoria 12 a 14 anos), da 3ª Região de Ensino, que abrange 40 municípios. As competições começaram neste sábado (19) e o evento é realizado pelo Governo do Estado, numa parceria entre as secretarias de Estado da Juventude e Lazer e da Educação.

Antes do desfile das 43 escolas da rede pública e privada que participam dos jogos, houve apresentações de grupos de dança de várias unidades com temas voltados ao desporto. Em seguida, a tocha olímpica foi oficialmente acesa, feito o juramento do atleta e cantado o Hino Nacional.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, José Marco, ressaltou a importância da realização dos jogos. “Nós estamos dando a oportunidade a esses adolescentes de participarem dos jogos escolares e representarem o nosso Estado em nível nacional. Também é importante porque nós estamos tirando muitos jovens da ociosidade e garantindo, além do estudo, a prática do esporte em outro turno. Certamente, eles estarão livres do mundo das drogas e da marginalidade”, disse José Marco.

O secretário da Interiorização e da Ação de Governo, Fábio Maia, também participou da abertura e destacou que mais de mil atletas disputam a etapa da 3ª Região de Ensino, sediada em Campina Grande.

“Estes jogos proporcionam também uma maior integração entre os atletas dos municípios do interior, despertando o espírito esportivo e a solidariedade no trabalho de equipe, que serve para a sala de aula e também para a vida”, pontuou Fábio Maia.

Os campeões de cada modalidade disputarão a etapa estadual, no mês de setembro, com os vencedores das outras 14 regionais da Paraíba, visando à classificação para as Olimpíadas Escolares Brasileiras.

Competições – A partir de sábado, as partidas de futsal masculino e feminino serão realizadas no ginásio do “Gigantão”, e de futebol de campo, no Colégio Motiva e Quartel do Exército (31º BIMtz).

As demais modalidades vão acontecer nos seguintes locais: basquete masculino (Ginásio Meninão), handebol masculino e feminino (Motiva e Colégio Panorama), voleibol masculino e feminino (Colégio Premem), atletismo (pista da UEPB), natação (Clube do Trabalhador), xadrez (Motiva Ambiental), judô e lutas (Panorama) e tênis de mesa (Clube do Trabalhador).