João Pessoa
Feed de Notícias

Jogos Escolares são abertos e competições começam nesta sexta-feira

quinta-feira, 17 de maio de 2012 - 19:29 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Oitenta escolas públicas e privadas das cidades de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Alhandra e Conde vão participar dos Jogos Escolares e Paraescolares 2012 da 1ª Região de Ensino, etapa 12 a 14 anos. A competição foi aberta nesta quinta-feira (17), no ginásio do Colégio Marista Pio X, e contou com a presença de alunos, professores e pais de alunos. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Educação.

A abertura constou do desfile das escolas, apresentações de grupos de dança do Colégio Marista com temas voltados ao desporto e uma dança de salão por membros da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Já a tocha olímpica foi oficialmente acesa pela atleta Mariá Leite, do Colégio Motiva, que é campeã brasileira de handebol e pela medalhista nas Paraolimpíadas Escolares Brasileiras, Fabrícia Sousa, representando o Instituto dos Cegos da Paraíba.

Dando continuidade às festividades de abertura do maior evento do desporto escolar do Estado, houve o juramento do atleta, que ficou a cargo de George Germoglio, do Colégio Marista, que já tem vários títulos no currículo na modalidade de voleibol. Em seguida foi executado o Hino Nacional.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, José Marco, destacou a importância da realização da abertura dos jogos porque serve de motivação para os atletas. “A abertura dos Jogos serve para os alunos entrarem no clima e começar a motivação. Um evento desse porte está sendo realizado mais uma vez com todo apoio do Governo do Estado para ajudar o jovem a sair da ociosidade e, ao mesmo tempo, revelar novos talentos, que, futuramente, estarão, quem sabe, numa olimpíada”, disse José Marco.

Antes do encerramento, uma das primeiras graduadas no curso de Educação Física da Paraíba, a professora Maria Judy, recebeu uma homenagem, pelos serviços prestados ao esporte no Estado, já que foi ela quem implantou os Jogos na Paraíba e ainda dirigiu a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, antigo Dede, há mais de 30 anos. “Agradeço ao Governo do Estado pela homenagem, pois dediquei minha vida ao esporte aqui em João Pessoa e na Paraíba. Aproveito para parabenizar a bonita festa de abertura dos Jogos de 2012”, frisou Judy.

Outro que recebeu a homenagem foi o cronista esportivo da Rádio Tabajara, Adenilson Maia, mais conhecido como Professor União, que atualmente exerce a função de secretário adjunto de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa e é um dos vices presidentes da Confederação Brasileira de Handebol. Na carreira de desportista, União já foi árbitro internacional da modalidade e ainda educador físico da Secretaria de Estado da Educação, bem como da Vila Olímpica.

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Competições- As competições em João Pessoa vão ser realizadas a partir desta sexta-feira (18) e vai até o dia 10 de junho em mais de 15 locais. As modalidades disputadas são: atletismo, handebol, natação, luta olímpica, vôlei de praia, voleibol, futebol de campo, badminton, futsal, basquete, xadrez, judô e ciclismo.

Outras regiões- Nesta sexta feira (18) será a vez de Campina Grande, que representa a 3ª Região e Cuité, a 5ª , realizarem a abertura dos jogos. Já no sábado (19), os jogos serão abertos na 8ª Região, em Catolé do Rocha.