João Pessoa
Feed de Notícias

Jogos Escolares e Paraescolares abrem inscrições na próxima segunda

quarta-feira, 20 de abril de 2011 - 19:35 - Fotos: 

Os Jogos Escolares e Paraescolares categoria 12 a 14 anos, que são realizados pelo Governo do Estado através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), ocorrerão no período de 23 de maio a 9 de junho e a solenidade de abertura será no ginásio Ronaldão, em João Pessoa. As inscrições serão realizadas entre 25 deste mês e 6 de maio.

As datas foram definidas em reunião realizada na noite desta terça-feira (19), no auditório da Cinep, e apresentadas pelo secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, à equipe que trabalhará durante os jogos. Representantes de pelo menos 100 escolas públicas e privadas da 1ª Região de Ensino e de entidades que trabalham com portadores de deficiência participaram do encontro.

O secretário executivo José Marco apresentou as modificações no regulamento e discutiu assuntos como cerimônia de abertura, período de inscrição e realização das competições. “Temos a grande novidade esse ano que é um software específico para inscrever as escolas, atletas e técnicos. Estamos modernizando os jogos com esse novo sistema de inscrição”, disse.

O secretário Fábio Maia enfatizou o papel dos Jogos Escolares como ação de inclusão social: “É mais uma maneira de tirar o jovem do caminho errado para a prática esportiva, defendendo a sua escola. Nossa proposta também é de formar futuros campeões para representar a Paraíba em competições nacionais e internacionais”, disse. Ele lembra que no ano passado o evento foi executado por uma empresa contratada em outro estado, mas que agora a própria Secretaria vai se encarregar: “Nós temos uma equipe competente para isso, então vamos usá-la no intuito de fazer um grande trabalho”, concluiu.

Nos Jogos Escolares 2011 as disputas ocorrerão em 12 modalidades: judô, xadrez, tênis de mesa, atletismo, natação, futsal, futebol de campo, voleibol, basquetebol, ciclismo, handebol e badminton, este último sendo enquadrado no calendário pela primeira vez.  “Essa nova modalidade que é o badminton já existe na programação das Olimpíadas Escolares Brasileiras, então, resolvemos inseri-la para motivar a prática desse esporte”, disse o professor Mineiro, um dos coordenadores dos Jogos.

Os Jogos Paraescolares serão disputados em oito modalidades: atletismo, natação, judô, tênis de mesa, bocha, voleibol sentado, goalball e futsal de cinco.