Fale Conosco

4 de junho de 2009

Jogos Escolares da Paraíba vão ser abertos nesta quinta-feira



O Ginásio Ronaldão, no Cristo Redentor, será palco nesta quinta-feira, às 17h30, da abertura da 1ª Região de João Pessoa, dos Jogos Escolares da Paraíba/2009 (12/14 anos). Oitenta e nove escolas, sendo 40 (particulares), 31 (municipais) e 18 (estaduais), participarão do desfile, que reunirá mais de dois mil estudantes, dando um colorido especial a tradicional festa do desporto paraibano.

Entre as atrações, estão programadas a volta olímpica para acendimento da pira, que será feita pela atleta do Colégio João XXIII, Marcella Marinheiro, campeã Sul-americana de natação, além do juramento do atleta, pela estudante da Escola Municipal Anita Trigueiro, Natália da Silva Galvão, integrante da Seleção Brasileira de Arremesso de Peso.

Estão confirmadas as presenças do governador José Maranhão, do titular da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Francisco de Assis e demais autoridades. Os jogos terminam no próximo dia 20, com a disputa de nove modalidades: Basquete, Handebol, Futsal, Voleibol, Tênis de Mesa, Natação, Xadrez, Atletismo e Judô.

As partidas acontecem nos ginásios da Universidade Federal da Paraiba – UFPB, Vila Olimpica Ronaldo Marinho (ex-Dede), Escola Técnica Federal da Paraíba, Colégio Marista Pio X, Campenha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Assex, Colégio João XXIII, Liceu Paraibano, Hipócrates (Bairro dos Estados e Jardim Luna) e Colégio Máster. O número de participantes (89) foi maior que no ano passado, que chegou a 68. Além de Monteiro e João Pessoa, serão disputadas mais 10 etapas regionais, que iniciarão nas seguintes datas: Itaporanga (5/06), Sousa e Cajazeiras (6/06), Princesa Isabel (7/06), Itabaiana (10/06), Cuité (12/05), Guarabira (15/06), Campina Grande (24/07), Catolé do Rocha (25/07) e Patos (29/07).

Os campeões representarão a Paraíba, nas Olimpíadas Escolares Brasileiros/2009, em Poços de Caldas (MG), no período de 10 a 20 de setembro. Confiante em fazer uma bonita festa de abertura, o secretário da Sejel, Francisco de Assis, convoca toda a sociedade paraibana para participar do evento. Ele destaca a importância dos Jogos Escolares da Paraíba/2009, na inclusão social em todos os níveis, estimulando os estudantes a participarem da competição. “O esporte agrega todos sem distinção de cor, raça ou religião, buscando sempre o estimulo dos jovens. Espero reunir um grande público para a festa do desporto paraibano”, comentou o secretário.

Pessoa Júnior, da Secretaria de Esportes