Fale Conosco

2 de junho de 2009

Jogos Escolares da 1ª Região são lançados em João Pessoa



Depois do sucesso de abertura da regional de Monteiro, foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, no auditório do Hotel Caiçara, em Tambaú, na Capital paraibana, a etapa da 1ª Região de João Pessoa, dos Jogos Escolares da Paraiba/2009 (12/14 anos).

Durante a solenidade, foi divulgada a logomarca da competição, que contou com a presença do titular da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Francisco de Assis, coordenadores da disputa, representantes das escolas participantes, dirigentes das federações, professores, atletas e demais autoridades.

A abertura acontecerá na próxima quinta-feira (4), a partir das 17h30, no Ginásio Ronaldão, no Cristo Redentor, na Capital paraibana. Participarão da etapa pessoense, 89 escolas, sendo 40 (particulares), 31 (municipais) e 18 (estaduais), que disputarão no período de 4 a 20 de junho.

O número de concorrentes foi maior que no ano passado, que chegou a 68.  As partidas ocorrerão nos ginásios da Universidade Federal da Paraiba – UFPB, Vil a Olimpica Ronaldo Marinho (ex-Dede), Escola Técnica Federal da Paraíba, Colégio Marista Pio X, Campenha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Centro Universitário de João pessoa (Unipê), Assex, Colégio João XXIII, Liceu Paraibano, Hipócrates (Bairro dos Estados e Jardim Luna) e Colégio Máster. Serão disputadas as seguintes modalidades: Basquete, Handebol, Futsal, Voleibol, Tênis de Mesa, Natação, Xadrez, Atletismo e Judô.

Além de Monteiro e João Pessoa, serão disputadas mais 10 etapas regionais, que iniciarão nas seguintes datas: Itaporanga (5/06), Sousa e Cajazeiras (6/06), Princesa Isabel (7/06), Itabaiana (10/06), Cuité (12/05), Guarabira (15/06), Campina Grande (24/07), Catolé do Rocha (25/07) e Patos (29/07). Os campeões de cada modalidade representarão a Paraiba, nas Olimpiadas Escolares Brasileiros/2009, em Poços de Caldas (MG), no período de 10 a 20 de setembro.

A expectativa é que o ministro dos Esportes, Orlando Silva, esteja presente ao lado do governador José Maranhão, para abrilhantar ainda mais a festa de abertura da etapa regional. Na busca de agregar, transformar e motivar a juventude em favor dos desportos paraibanos, o secretário da Sejel, Francisco de Assis, aposta no êxito dos Jogos Escolares da Paraíba/2009. Segundo ele, a disputa ressalta também à inclusão social em todos os níveis, estimulando os estudantes a participarem do evento. “São fatores importantes que fazem do esporte um caminho positivo para afastar a juventude das drogas. Os Jogos Escolares tem papel importante no contexto de agregar e transformar a sociedade. Iremos fazer uma bonita festa na abertura da etapa na Capital”, disse.

Pessoa Júnior, da Secretaria de Esportes