Fale Conosco

10 de dezembro de 2013

Jogos das Escolas Estaduais são retomados depois de pausa de 15 anos



Foram abertos, nessa segunda-feira (9), no ginásio do Unipê, os Jogos das Escolas Estaduais da Paraíba da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE). Participam dos jogos 32 escolas estaduais nas modalidades de voleibol, handebol, atletismo, basquete e futsal. Os jogos acontecem até o dia 13 deste mês nas 14 GREs. “Estamos voltando a realizar os jogos das escolas estaduais, nas 14 Gerências Regionais de Educação, depois de uma pausa de 15 anos, mostrando mais uma vez o compromisso desse Governo com o esporte, que começou há dois anos com a distribuição de material esportivo em todas as escolas da rede”, destacou o gerente operacional de desporto da Secretaria de Estado da Educação (SEE), José Geraldo Cabral.

A abertura teve início com a apresentação da banda marcial da Escola Estadual José D´Ávila Lins, de Bayeux. Em seguida aconteceu a apresentação de um grupo de dança do ventre da Funad. Dando prosseguimento à abertura foi realizado o desfile das escolas estaduais, representadas por seus atletas. A competição está sendo realizada no Centro Universitário de Educação de João Pessoa – Unipê e no Centro de Educação da Polícia Militar, em Magabeira VII, pela manhã e à tarde.

Wleika Quirino, gerente da 1ª GRE, falou da importância da retomada dos jogos. “É muito importante para todos os alunos e professores essa retomada dos jogos porque nós sabemos que quando o aluno se envolve num esporte, seu desempenho melhora dentro da escola e pedagogicamente, então estarmos hoje aqui, com todas juntas, é uma vitória”, contou a gerente.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, que ressaltou a importância do esporte na vida dos alunos. “Temos a crença de que a prática do esporte melhora a vida das pessoas, o esporte traz cidadania, melhora o desempenho dos alunos nas escolas. Não é porque são escolas estaduais que o desempenho não vai ser bom, isso é passado, hoje temos professores de alto nível, ensino de qualidade e grandes atletas na rede, então essa retomada anima e dá mais suporte, qualidade no dia a dia da prática esportiva porque a escola forma indivíduos e também forma talentos”, concluiu.

A aluna Lidiane Silva, 17, da Escola Estadual Caic Damásio Franca contou da alegria de participar dos jogos pela primeira vez. “Os jogos ajudam muito, principalmente a afastar os alunos de coisas ruins como drogas e violência e estar aqui hoje está sendo muito bom”, contou.

O evento foi encerrado com uma apresentação de xaxado realizada por alunos da Escola Estadual Epitácio Pessoa e por uma dança clássica realizada por uma bailarina da Escola Estadual Maria do Carmo de Miranda.