João Pessoa
Feed de Notícias

Jogos das Escolas Estaduais 2015 serão encerrados nesta sexta-feira

quarta-feira, 9 de setembro de 2015 - 16:08 - Fotos: 

Os Jogos das Escolas Estaduais da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) vão ser encerrados nesta sexta-feira (11). Desde o dia 1º, cerca de 3 mil atletas de 56 unidades de ensino participam do evento que foi aberto na Vila Olímpica Parahyba. A competição teve início no dia 20 de julho e foi realizada nas 14 Gerências Regionais de Educação, com a participação de 12 mil alunos de 14 a 18 anos. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Gerência Operacional do Desporto Escolar, da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Na Capital, os alunos participam das modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia. As disputas de atletismo aconteceram na pista de atletismo da UFPB; as de basquete, no ginásio do Unipê; as de futsal masculino, no ginásio do Lyceu Paraibano, Instituto de Educação da Paraíba (IEP) e no Colégio da Polícia Militar; as de futsal feminino, na Escola Estadual Antônia Rangel, as de handebol no Ronaldão e Lyceu Paraibano, as de vôlei no Olivina Olívia e as de vôlei de praia no Unipê.

“Há 20 anos não tínhamos jogos na rede estadual de ensino, estamos resgatando as competições e os jovens, com um grande investimento, para todas as gerências de educação da Paraíba”, revelou José Geraldo Cabral de Castro, gerente operacional do Desporto Escolar da SEE. Ele ressalta que a Secretaria da Educação disponibilizou ônibus para levar os atletas para a abertura do evento e para os jogos em João Pessoa. “Isso facilitou para os atletas, que não tinham como ir às competições”, observou.

A gerente de Ensino Médio da SEE, Aparecida Uchôa, destacou a importância do esporte na formação do estudante. “O esporte na escola traz prazer, faz com que os estudantes liberem sua energia e voltem mais leves para sala de aula, mais preparados para aprender”, explicou. Ela destacou, também, o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, além da 1ª Gerência Regional de Ensino.

A edição 2015 dos Jogos das Escolas Estaduais começou em julho, com alunos de Cuité, Guarabira, Itabaiana e Campina Grande. Depois, foi à vez da etapa que reuniu atletas de Mamanguape e Itaporanga. Em seguida, de Patos, Monteiro e Princesa Isabel. No dia 24 de agosto, começou a etapa de Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha. Por fim, foram realizadas as etapas de Pombal (31/08) e João Pessoa (01/09).