João Pessoa
Feed de Notícias

João Pessoa terá Simulação de Resgate em Desastre no próximo sábado

quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 11:40 - Fotos:  Secom-PB

Representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil discutiram estratégias para a Simulação de Resgate em Desastre programada para o bairro do Timbó, no próximo sábado (05). A ação faz parte do Plano Nacional de Redução de Riscos e Desastres do Ministério da Integração Nacional e acontece, simultaneamente, nos nove estados que compõem o Nordeste.

Segundo a Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil, João Pessoa foi o município escolhido para a realização da Simulação de Desastre na Paraíba. O evento será realizado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – Comdec, em parceria com a Defesa Civil Estadual. A ação ainda conta com o apoio de todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Defesa Civil no âmbito municipal.

O principal objetivo da Simulação de Resgate em Situação de Desastre é treinar os agentes do Sistema Municipal de Defesa Civil para, de forma rápida e precisa, lidar com imprevistos nas áreas de risco, durante o período chuvoso. Para esta ação, a Defesa Civil Municipal de João Pessoa vai contar com a participação de mais de 200 pessoas, sendo 146 da comunidade Timbó (30 famílias) e 50 dos órgãos envolvidos no plano de contingência para catástrofes.

Mais de 200 pessoas vão participar da simulação, reunindo equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Infraestrutura, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Superintendência de Mobilidade Urbana, Energisa, Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

A ação – Os trabalhos devem durar cinco horas e não terão hora para começar. O aviso sobre o início da ação será dado pela Defesa Civil Nacional. O sistema de alerta e alarme será acionado pelo líder da comunidade, que também é responsável pelos contatos com os demais órgãos envolvidos. Todos deverão se dirigir à localidade, de forma imediata, onde será montado um posto de comando que vai servir de base para as operações de resgate das vítimas.

Para a Simulação de Desastre, a Defesa Civil do Estado e do Município vão contar com o apoio das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria de Infraestrutura, Emlur, Energisa, Samu, Polícia Militar, Semob, Secom, Secretaria de Meio Ambiente e os demais integrantes do Sistema Nacional de Defesa Civil.