João Pessoa
Feed de Notícias

João Pessoa tem todas as praias liberadas para banho no fim de semana

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 - 16:44 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

 

De acordo com relatório divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente, nesta sexta-feira (6), todas as praias da Capital estão classificadas próprias ao banho. Das 56 praias monitoradas pela Sudema, apenas a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba na praia do Jacaré, em Cabedelo, deve ser evitada pelos banhistas. O relatório de balneabilidade tem validade até a próxima quinta-feira (12).

De acordo com o relatório, as demais praias do Estado estão consideradas adequadas para o banho e são classificadas nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Apesar de classificadas como próprias à balneabilidade, a Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

Sinalização – A Sudema segue instalando durante toda esta sexta-feira a nova sinalização de balneabilidade das praias da Capital. No total, 43 placas indicativas devem ser dispostas, até o final da tarde, nas praias de Gramame, do Sol, Jacarapé, Penha, Seixas, Cabo Branco, Tambau, Manaíra e Bessa. Também foram montados quatro totens em pontos de grande circulação apontando o posicionamento das placas e os locais de coleta das amostras analisadas.

Os novos equipamentos foram projetados para que o conteúdo seja facilmente reconhecido pelo banhista, com informações em português e inglês, que permitem a visualização independente da posição do observador. As placas também variam nas cores – verde (próprias) e vermelho (impróprias) – para facilitar a identificação da condição daquele local.

Solenidade – A primeira placa indicativa foi instalada no início da manhã desta sexta-feira pelo diretor Técnico da Sudema, Ieure Rolim, e pelo promotor de Justiça do Meio Ambiente e do Patrimônio Social da Capital, João Geraldo Barbosa.

Análise – A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias do Estado, por meio de coleta de material para análise. O monitoramento é semanal nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.