Fale Conosco

24 de abril de 2012

João Pessoa sediará primeira etapa dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2012



A cidade de João Pessoa, que representa a 1ª Região de Ensino, vai sediar a primeira etapa dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2012.  A solenidade de abertura está marcada para o dia 17 de maio, no ginásio do Colégio Marista Pio X, e constará de desfile oficial das escolas participantes, além da apresentação de grupos culturais, juramento do atleta e o acendimento da tocha olímpica.

Segundo o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, José Marco, o Governo do Estado está empenhado para realizar o maior evento do desporto escolar da Paraíba e ratificou que nenhuma escola pagará taxa de inscrição. “Os Jogos Escolares representam a mais importante competição que envolve as escolas paraibanas, por isso a equipe já está empenhada e trabalhando para que tudo aconteça com sucesso. É importante dizer que nenhuma escola pagará taxa de inscrição”, reafirmou.

Sobre os Jogos Paraescolares, que vão ser realizados paralelamente aos Jogos Escolares, o secretário confirmou a ampliação no número de modalidades. “Ano passado, como foi o primeiro ano dos Jogos Paraescolares, apenas as modalidades de bocha paraolímpica, goalball, atletismo e natação foram disputadas. Já para este ano, foram inseridos o vôlei sentado, futebol para deficientes visuais, tênis de mesa e judô.

Demais regiões – De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte (Sejel), serão realizadas entre os dias 18 de maio e 2 de junho as etapas da região da Campina Grande, Cuité, Catolé do Rocha e Patos. Já as etapas de Itabaiana, Cajazeiras, Princesa Isabel e Sousa acontecerão no período de 2 a 15 de junho.

Em seguida, será a vez de Itaporanga, Pombal, Monteiro, Guarabira e Mamanguape receber os Jogos, de 6 a 20 de julho. No mês de setembro, serão as etapas de 15 a 17 anos da cidade de Campina Grande e João Pessoa. “Como em João Pessoa e Campina Grande é grande a demanda de escolas participantes, não dá pra realizar tudo em uma etapa só. Então dividimos, como acontece na Olimpíada Escolar Brasileira, em etapas de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos”, disse José Hugo, um dos coordenadores dos Jogos.

Os Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2012 são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Sejel, com apoio da Secretaria de Estado da Educação.