Fale Conosco

26 de outubro de 2011

João Pessoa sedia ‘Seminário de Saúde da População Negra’



O Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Saúde de João Pessoa realizam nesta quarta (26) e quinta (27) o ‘Seminário de Saúde da População Negra’. Um dos principais objetivos do evento é discutir a implementação da política de saúde da população negra e do programa de atenção às pessoas com doença falciforme no Estado. O seminário que será realizado no Hotel Ouro Branco das 8 às 18h é apoiado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e a Secretaria Estadual de Saúde.

A gerente Executiva de Equidade Racial, Luiza Regina Alves de Oliveira, destaca que 27 de outubro marca o ‘Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra’: “Uma das coisas mais importantes desse evento é pautar a dimensão da saúde da população negra para os profissionais da área de saúde. Vamos destacar a existência da Política de Saúde da População Negra, que poucas pessoas conhecem. E lembrar que no setor de saúde ainda existe muito racismo, especialmente na forma de atender as pessoas. Por isso vamos trabalhar com os profissionais de saúde essa perspectiva da Igualdade Racial dentro da Saúde”.

Programação

Nesta quarta-feira (26), o evento contará com uma mesa temática sobre Saúde da População Negra e a Doença Falciforme, A luta pelo Direito à Saúde da população Negra, Política Nacional de Saúde da População Negra, Programa Nacional de Promoção e Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, Saúde da População Negra de João Pessoa. No turno da tarde, serão realizadas oficinas com os participantes do evento.

As oficinas que se estenderão até a quinta feira (27) terão como temas a Doença Falciforme, Saúde dos Povos e Comunidades Tradicionais, SUS: Racismo e Equidade Racial, Saúde da Mulher Negra, Extermínio da Juventude Negra: uma questão de saúde pública, Participação e Controle Social: fortalecendo as lideranças negras e Racismo e Saúde Mental.

No dia 27 será dado segmento as oficinas e trabalhos iniciados do dia 26, e será realizada a socialização dos trabalhos desenvolvidos em grupo. O evento contará com uma tenda cultural onde serão realizadas às oficinas de penteados afro, grafitagem, além de apresentações culturais. Esta tenda será instalada na feirinha de Tambaú, próximo ao local do evento. Para participar das oficinas serão distribuídas fichas.  A programação cultural da tenda será realizada no dia 27 às 17h30. O encerramento será na feirinha de Tambaú com uma atração musical.