João Pessoa
Feed de Notícias

JP sedia reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública

quinta-feira, 14 de abril de 2011 - 16:37 - Fotos:  Edvaldo Santos/SEDS

 

Reunião do Conasp aconteceu nesta quinta-feira em João Pessoa. Foto: Edvaldo Santos/SEDS

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, participou, na manhã desta quinta-feira (14), da 10ª Reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), realizada em João Pessoa. O evento acontece até a tarde desta sexta-feira (15) no Nobile Inn Royal Hotel, em Tambaú, e conta com apoio do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds).

O objetivo é tratar de políticas públicas de segurança, preventivas e repressivas qualificadas, visando contribuir para a redução dos índices de homicídios no país, com destaque para a Campanha do Desarmamento que será relançada este ano no Brasil.

A reunião foi coordenada pelo vice-presidente do conselho, Agnaldo Augusto, secretário Nacional de Segurança Pública substituto, que representou Regina Miki, titular da pasta. Teve ainda a participação de 30 conselheiros, representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada e dos órgãos de segurança pública.

Cláudio Lima relatou aos conselheiros que uma das prioridades do Governo da Paraíba é o combate à violência e que uma curva criminal crescente, como a apresentada pelo Estado nos últimos anos, só pode ser quebrada com decisão política, gestão e investimento. O secretário também lembrou que muitos fatores englobam a segurança pública. “Por isso, é importante a integração entre estado, município, judiciário, Ministério Público, sistema prisional, além da sociedade, que tem um papel muito importante, já que essa não é só uma questão de polícia”.

O chefe da pasta ainda cobrou dos conselheiros o aperfeiçoamento de diretrizes para a segurança pública por parte do Ministério da Justiça (MJ), a fim de reunir pontos comuns de criminalidade a serem combatidos em vários estados, e políticas de financiamento semelhantes àquelas existentes nos sistemas de Saúde e Educação do país.

Para Almir Laureano, da Rede Desarma Brasil, a realização da 10ª reunião do Conasp na capital paraibana é de bastante relevância. Segundo ele, a Paraíba se interessa em estabelecer contatos com outros estados do Brasil e se esforça para diminuir os índices de criminalidade. “Além disso, o Governo, através da Seds, se mostrou disposto a apoiar a Campanha do Desarmamento, criada e encampada pelo Ministério da Justiça. É uma parceria que certamente resultará em convênios e ações efetivas para o combate à violência no Estado”, ressaltou Laureano.

Da Paraíba, participaram ainda da reunião do Conasp o secretário executivo da Seds, Raimundo Silvany, os coronéis Euller Chaves e Washington França, respectivamente comandante e subcomandante da Polícia Militar; o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Werginaud Vaz e o diretor do Instituto de Polícia Científica, perito criminal Humberto Jorge de Araújo Pontes, entre outros.