João Pessoa
Feed de Notícias

João Pessoa sedia Fórum sobre Saúde e Prevenção na Escola

terça-feira, 30 de novembro de 2010 - 15:39 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) abre nesta nesta quarta-feira (1º), as inscrições para o IV Fórum Paraibano do Projeto Saúde e Prevenção na Escola (SPE), que acontecerá nos próximos dias 9 e 10, no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Internet (no site www.saude.pb.gov.br), até esta sexta-feira (3). Estão sendo oferecidas 300 vagas, que podem ser preenchidas por profissionais das áreas de saúde e educação, por jovens e outras pessoas interessadas no projeto.

O tema do evento deste ano reflete o slogan do Dia Mundial de Combate a Aids “A Aids não tem preconceito. Você também não deve ter”. “O fórum é um espaço de diálogo onde os produtos pensados e debatidos dão continuidade ao processo de educação permanente e contínua a partir das capacitações realizadas em 2010, nas quais foram feitas abordagens sobre sexualidade e diversidades, repensando direitos e vulnerabilidades”, ressaltou a responsável pelo SPE na Paraíba, Elisabeth Barbosa, que integra a Gerência das DST/Aids da SES.    

O projeto – O Projeto Saúde e Prevenção na Escola (SPE) é um programa nacional que dialoga sobre sexualidade, gravidez na adolescência, relações de gênero, ética, cidadania e diversidade sexual. Desta forma, fomenta o protagonismo juvenil e possibilita o enfrentamento da epidemia do HIV e o respeito à diversidade.

“Na Paraíba, o SPE teve início em 2004 em cinco municípios que tinham mais casos de Aids: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo. Começamos a realizar ações educativas e posteriormente com disponibilização de preservativos nas escolas destes municípios, onde aconteciam as ações de prevenção as DSTs, ao HIV e a Aids”, acrescentou. O projeto foi ampliado nos últimos anos, passando de cinco municípios e 19 escolas para 122 municípios paraibanos e cerca de 200 escolas da rede pública (estadual e municipal).

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB