João Pessoa
Feed de Notícias

João Pessoa sedia evento que vai tratar da melhoria da saúde e do meio ambiente

sexta-feira, 16 de outubro de 2009 - 13:03 - Fotos: 
O Governo do Estado está finalizando os preparativos da I Conferência Estadual de Saúde Ambiental (Cesa), que acontecerá nas próximas quinta e sexta-feira (22 e 23), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. A comissão organizadora do evento se reúne, na tarde da próxima terça-feira (20), no auditório do Conselho Estadual de Saúde, para discutir os últimos detalhes.

Além dos representantes da Comissão Organizadora, a reunião vai contar também com um membro da Conferência Nacional. Durante toda esta semana aconteceram reuniões com as subcomissões.

O gerente operacional de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, (SES), Nilton Guedes, que faz parte da comissão executiva da conferência, explicou que a evento vai contar com a participação de 210 delegados eleitos nas quatro conferências macroregionais, além de 21 delegados da comissão organizadora estadual.

Desse total, serão escolhidos 29 delegados representantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada e que vão representar a Paraíba na Conferência Nacional marcada para o período de 15 a 18 de dezembro, em Brasília.

Durante a I Cesa serão apresentadas e discutidas 20 diretrizes/propostas e 40 ações estratégicas voltadas para a melhoria da saúde e do meio ambiente. Ao término da conferência serão escolhidas seis diretrizes e 12 ações que serão levadas para a encontro nacional, em Brasília. “O progresso é necessário, mas se for feito de forma desordenada acarretará muitos prejuízos à saúde do homem e ao meio ambiente”, comentou Nilton Guedes.

Para a realização da conferência estadual, o Governo do Estado está custeando todas as despesas com a infraestrutura do evento e recepção dos participantes, ficando a cargo dos órgãos que representam os delegados os gastos com a hospedagem e o deslocamento até o local do evento.  “Estamos enviando ofícios aos municípios que têm delegados, bem como às gerências regionais de saúde, explicando como a conferência vai acontecer e quais as responsabilidades de cada um”, disse Nilton Guedes.

Programação – De acordo com a programação elaborada pela comissão organizadora do evento, às 8h será feita a inscrição e o credenciamento dos participantes e, logo em seguida, a abertura oficial. Às 10h será apresentado o painel “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis.
Esse tema será abordado por Ivan Targino Moreira, Lia  Giraldo Silva Augusto e Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, três profissionais de renome nacional na área de vigilância ambiental e saúde.  

Na parte da tarde, às 14h, acontecerá a leitura, discussão e aprovação do regulamento da conferência, instalação dos trabalhos, explanação sobre a metodologia dos grupos, discussões em grupos com a definição dos conceitos, diretrizes e ações estratégicas e a eleição dos delegados com indicação do grupo.

No dia 23, às 8h, serão discutidas e aprovadas as diretrizes e ações estratégias que serão levadas para a conferência nacional e às 10h a instalação da plenária final. As discussões terão continuidade à tarde quando acontecerá a eleição dos delegados e logo em seguida o encerramento do evento.

Assessoria de Imprensa da SES