Fale Conosco

6 de novembro de 2012

João Pessoa sedia encontro nacional do Programa Água Doce



Representantes de três Ministérios, secretários de Meio Ambiente do Nordeste e especialistas em recursos hídricos de todo o País vão se reunir em João Pessoa durante a 5ª Oficina do Programa Água Doce, que acontece a partir desta quarta-feira (7), no Atlântico Praia Hotel, em Tambaú. O objetivo do evento é fazer o acompanhamento dos convênios firmados pelo Governo Federal com os Estados para combater os efeitos da estiagem nas comunidades rurais.

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o programa Água Doce é realizado pelo Governo do Estado por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano.

Este ano, duas estações de tratamento foram inauguradas na Paraíba: a primeira na cidade de Aroeiras, em fevereiro, e outra no município de Sumé, em setembro. As Unidades Demonstrativas, como são conhecidas, transformam água salgada ou salobra em água doce por meio de dessalinizadores e promovem geração de renda para a comunidade, beneficiando cerca de 300 pessoas nessas localidades.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo, a meta do Governo do Estado é de que até o final de 2014 outras 93 comunidades sejam beneficiadas com projetos de dessalinização.

“Nosso foco é atender as populações de baixa renda residentes em localidades rurais, agrupando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização. As pequenas comunidades ganham um sistema de produção sustentável, que permitirá a criação de tilápias, ovinos e caprinos, além da água de qualidade”, destacou o secretário, acrescentando que o Estado foi contemplado com R$ 14 milhões pelo Programa Água Doce, por meio de uma parceria com o Governo Federal.

Programação – A 5ª Oficina do Programa Água Doce tem início previsto para as 9h30 desta quarta-feira, no Atlântico Praia Hotel, na Av. Almirante Tamandaré, 440, Praia de Tambaú, na Capital. A programação completa do evento está disponível na internet, na página da Aesa (www.aesa.pb.gov.br).