João Pessoa
Feed de Notícias

João Pessoa, Mamanguape e Bayeux ganharão escolas técnicas estaduais

sexta-feira, 29 de junho de 2012 - 12:55 - Fotos:  Ilustração

A Paraíba ganhará seis Escolas Técnicas Estaduais no padrão “A” do Ministério da Educação. As três primeiras serão construídas em Mamanguape, Bayeux, e João Pessoa. A documentação referente a essas três unidades escolares está em tramitação na Secretaria da Educação e nos próximos dias segue para análise na Controladoria Geral do Estado (CGE), para em seguida ser aberto o processo de licitação. Cada escola terá investimento em torno de R$ 8 milhões, totalizando as seis unidades R$ 48 milhões.

O superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Ricardo Barbosa, revelou nesta sexta-feira (29), que as outras três Escolas Técnicas Estaduais serão construídas em Cajazeiras, Cuité e São Bento. O projeto do Governo do Estado apresentado ao Ministério da Educação totaliza 15 escolas. Nove delas, ainda estão em análise para definição das cidades onde devem ser construídas.

O secretário da Educação, Harrison Targinio, que receberá da Suplan o convênio de descentralização de recursos. Na sequência, a CGE registra o processo para a publicação do edital de licitação das obras. A concorrência será nacional.

Ricardo Barbosa afirma que as escolas terão instalações modernas, com o padrão “A” do Ministério da Educação. “Estaremos licitando nos próximos dias, os projetos estão prontos, com orçamentos já definidos, licença ambiental pronta”, destacou.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, o projeto das escolas tem 12 salas de aula, seis laboratórios, biblioteca e capacidade para atender a 1,2 mil estudantes. Para cada Estado as escolas têm projetos próprios e valores diferenciados, porém, seguindo o padrão do MEC, por meio do programa  “Brasil Profissionalizado”.

“O programa permite que os estados atuem em áreas onde a demanda não é totalmente atendida pela rede federal”, ressalta Marcelo Camilo Pedra, coordenador geral de projetos especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.