João Pessoa
Feed de Notícias

Jimson Vilela expõe “Apagamentos” na Galeria Archidy Picado e participa de bate-papo

quinta-feira, 30 de junho de 2011 - 10:05 - Fotos: 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza entre o dia 5 de julho e 4 de agosto nova exposição de um dos contemplados pelo edital de ocupação da Galeria Archidy Picado. Intitulada “Apagamentos”, a mostra individual do artista carioca Jimson Vilela trará 16 trabalhos nos quais a rasura se apresenta como ponto de interseção entre a linguagem escrita e imagética. A abertura será na terça-feira às 20h.

Também na terça-feira, os amantes das artes plásticas terão a oportunidade de dialogar sobre os vários aspectos da mostra “Apagamentos”, em bate-papo com o artista Jimson Vilela. O encontro será às 15h, no auditório Dumerval Trigueiro, da Funesc. Assim como a exposição, o bate-papo é aberto ao público e a entrada é gratuita.

“A ideia é aproximar-se de um espaço ou momento no qual a linguagem, como ferramenta de registro, está em suspensão”, explica o artista plástico. “Reconheço o excesso de estímulos visuais que recebo durante o dia, porém me interesso por imagens sutis, delicadas e efêmeras. Detenho-me nessas imagens, e a partir de uma redução visual potencializo estas imagens de meu interesse”, acrescenta.

Jimson Vilela explica que seu trabalho como artista tem como ponto de discussão a percepção do cotidiano através do cruzamento entre os sistemas de linguagem escrita e imagética. A intenção do autor é expor uma inquietação sobre os modos e modelos adotados para nomear as sensações e situações que nos cercam. Eles constituem um vocabulário visual rarefeito onde o texto sugere a imagem e vice-versa.

Jimson Vilela

Jimson Vilela nasce no Rio de Janeiro em 1987, onde vive e trabalha. É bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ex-integrante do Programa de Aprofundamento da EAV Parque Lage, organizado por Glória Ferreira.

Entre suas principais exposições destacam-se as individuais “Ruído” (Centro Cultural da Justiça Federal, 2010) e “Imagens Recessivas” (Galeria Lourdes Saraiva Queiroz, Uberlândia-MG, 2009), as coletivas “40º Salão de Artes Visuais Novíssimos” (Instituto Brasil Estados Unidos, Rio de Janeiro, 2010), “12º Salão Nacional de Arte de Itajaí” (Fundação Cultural de Itajaí, Itajaí-SC, 2010),”Coletiva, Progetti”, Rio de Janeiro, 2010), “VI Bienal Internacional da Bolívia” (Casa de Cultura Franz Tamayo, 2009) e a “V Bienal Internacional do VentoSul” (Cinemateca de Curitiba, 2009).

 

SERVIÇO

Exposição “Apagamentos”

Local : Galeria Archidy Picado (Espaço Cultural José Lins do Rego, Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Telefone: 83-3211-6272

Período: de 5 de julho a 4 de agosto

Visitação: gratuita de segunda a sexta, de 8 às 18h; sábados e domingos, das 14h às 20h.