João Pessoa
Feed de Notícias

Jardim Botânico recebe visitação e oferece atrativos da fauna e flora

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011 - 20:52 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Um grande número de turistas, estudantes e pesquisadores está visitando diariamente o Jardim Botânico, em João Pessoa. A visitação está aberta de terça-feira a sábado, no horário das 8h às 17 h, e o passeio para mostrar as espécies da fauna e flora existentes é acompanhada por quatro guias, sendo dois por turno. Com doze trilhas – sendo que apenas sete estão sendo utilizadas –, o Jardim Botânico oferece uma grande diversidade de animais, tais como cobras, preguiças, saguis, jacarés, raposas e diversos tipos de pássaros.

O local estava fechado à visitação pública, mas a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) reestruturou as trilhas na mata e as dividiu por temas ambientais. Crianças, na maioria estudantes de escolas públicas, idosos, turistas e pesquisadores de universidades, são os principais visitantes do parque. Recentemente, um grupo de servidores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) encerrou o curso de capacitação para técnico administrativo com uma visita ao local.

As trilhas são batizadas com os nomes de Macaco, Vigia, Nascente, Bambuzal, Abraço, Rio e Burity. “Durante o percurso, os visitantes encontram placas de orientação que pedem silêncio, atenção, respeito e obediência”, disse a diretora do parque, Suênia Oliveira.

Atrações – O principal atrativo do Jardim Botânico são as trilhas, organizadas em percursos que ordenam as atividades de visitação e educação ambiental. As sete trilhas estão dispostas em três percursos interpretativos, que, por meio de atividades guiadas, proporcionam ao visitante a oportunidade de conhecer as características históricas e ambientais da Mata do Buraquinho, com abordagem de temas como biodiversidade, recursos hídricos, relações ecológicas e degradação ambiental.

Além das trilhas, também é possível conhecer o viveiro de produção de essências florestais de Mata Atlântica e ainda realizar oficinas de reciclagem e jardinagem, para as quais é necessário o agendamento prévio.

A visitação é aberta a grupos acima de dez pessoas e também deve ser agendada previamente na administração do Jardim Botânico, pelo telefone (83) 3218-7880. A administração funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Histórico – O Jardim Botânico é vinculado à Sudema e foi criado em 2000, por meio de decreto estadual. As visitações começaram em 2002, após a elaboração do seu Plano Diretor, que ordena todas as atividades pertinentes ao local, que são: a pesquisa científica e a conservação da Mata Atlântica do Nordeste, a visitação e a educação ambiental.

Localizado na Mata do Buraquinho, o parque ocupa 343 do total de 515 hectares da mata. No local, há vários exemplos de árvores típicas desse habitat, como copiúba, cabatã de leite, sapucaia, ipê, jatobá, ingá, macaíba, peroba, massaranduba, sucupira e murici. A mata é uma das maiores reservas de Mata Atlântica em perímetro urbano do país.