João Pessoa
Feed de Notícias

Jardim Botânico divulga normas de conduta e de segurança para visitantes

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - 09:46 - Fotos: 
Usar calçados fechados e resistentes, meias e calças compridas são as principais recomendações para quem visita o Jardim Botânico de João Pessoa. Gerido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o Jardim Botânico completa 11 anos de existência e é considerado hoje como a maior porção urbana de Mata Atlântica, reunindo numerosas espécies e variedades de plantas silvestres e hortícolas, cultivadas, identificadas e catalogadas.

Dessa maneira, atrai bom fluxo de visitantes, o que requer o estabelecimento de normas de comportamento e segurança nas trilhas que oferece. Calçados, como tênis e botas, são recomendados para evitar contato com animais peçonhentos e plantas tóxicas.

Segundo as recomendações, o visitante precisar usar camisa com mangas, boné, protetor solar e repelente, para um maior conforto; evitar utilizar perfumes fortes, para não atrair abelhas ou insetos e ainda não espantar os animais. Durante a visita, é preciso evitar barulho para não estressar os animais e não levar nenhum tipo de alimento para as trilhas, para não prejudicar a saúde dos animais e também não atrair abelhas ou insetos.

É proibido entrar nas trilhas sem o acompanhamento do guia e, uma vez no passeio, os visitantes devem sempre manter-se junto ao grupo; e avisar a segurança em caso de qualquer anormalidade.

Normas de acesso – Dentre o que não é permitido destacam-se estacionar veículos em cima de calçadas ou lugares impróprios; circular com veículos com velocidade superior a 10 km/h; entrada de ônibus, exceto quando conduzir pessoas da terceira idade ou com necessidades especiais; lavagem de veículos no âmbito do local; escrever, gravar, pintar ou afixar letreiros, cartazes, avisos ou figuras nas árvores e demais plantas.

Também é proibido arrancar ou danificar qualquer planta, galhos, flores, folhas, frutos e sementes; pisar nos canteiros, plantas ou subir nas árvores; colocar o lixo fora dos recipientes de coleta; fumar na área de reserva; deixar crianças sem o acompanhamento de responsáveis; correr, praticar exercícios físicos e esportes sem permissão; adentrar as trilhas sem prévia autorização; caminhar fora das trilhas; coletar material vegetal sem permissão; alimentar, assustar, capturar, maltratar ou matar qualquer animal silvestre, inclusive não silvestre que por ventura se encontre na área; entrar com cães, gatos e outros animais domésticos; ingestão de bebidas alcoólicas; uso de entorpecentes; e trajes sumários.

Jardim e visitas – O Jardim Botânico de João Pessoa está numa região denominada Mata do Buraquinho, com área estimada de 343 hectares dos 515 ha de remanescentes de Mata Atlântica, considerada a maior área de reserva natural urbana do País.

Para desfrutar desse espaço, a visitação é gratuita e o agendamento deverá ser realizado com antecedência especificando data, hora, faixa etária e quantidade de pessoas. Por enquanto, o funcionamento se restringe de segunda a sexta-feira, com horário das trilhas às 9h e 14h. O telefone para contato é (83) 3218.7880.