Fale Conosco

1 de março de 2018

Jardim Botânico de João Pessoa recebe mais de 11 mil visitantes e incentiva pesquisa científica



15966626 1388772287807966 1535503110 o 270x151 - Jardim Botânico de João Pessoa recebe mais de 11 mil visitantes e incentiva pesquisa científicaNo ano de 2017, mais de 11 mil pessoas visitaram o Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), em João Pessoa. O número corresponde a grupos agendados, visitantes espontâneos e ensaios fotográficos. Ainda no ano passado foram feitas adequações para reabertura do centro de visitantes e construídas passarelas para melhorar o acesso nas 14 trilhas existentes. Focando o público infantil, foram realizadas duas edições do projeto Jardim Educador com atividades alusivas ao Dia das Crianças e outra direcionada às crianças com o espectro autista, além de programações especiais nas férias escolares.

De acordo com a coordenadora da unidade, Suênia Oliveira, “o JBBM é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, atuando primordialmente como uma instituição de pesquisa, com um quadro de 20 pessoas [administrativo, estagiários e manutenção] que trabalham para ajudar na conservação da Mata Atlântica do Nordeste. Nas atividades de visitação, que ocorrem principalmente nas nossas trilhas, tentamos traduzir esses trabalhos de pesquisas para os visitantes. Para este ano, pretendemos retomar as edições do Jardim Educador, como ocorreu uma em janeiro, com a palestra do engenheiro sanitarista e ex-superintendente da Sudema, Edmilson Fonseca. Também temos a intenção de incrementar as atividades de trilha”, explicou Suênia.

O JBBM fica localizado em João Pessoa e é gerenciado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), disponibiliza suas dependências para trilhas interpretativas, viveiro de mudas florestais, orquidário, canteiro de ervas medicinais, complexo de visitação (centro de visitantes, banheiros, auditório) e acolhimento para trabalhos de pesquisas científicas. A unidade conta com uma área de aproximadamente 343 hectares, abrindo para as visitações diariamente (exceto nas segundas-feiras e domingos) de forma gratuita, com guias disponíveis às 9h e 14h.

Visitação – Para visitação nas trilhas é necessário que todos estejam usando calças compridas e sapatos fechados. Os guias estão disponíveis às 9h e 14h. A coordenação pede que seja feito o agendamento prévio para grupos acima de 10 pessoas (escolas, empresas, universidades), por meio do número de telefone (83) 3218-7880. As proibições ficam por conta de não alimentar animais, não deixar resíduos sólidos (lixo), nem entrar nas trilhas sem acompanhamento dos guias.